ParanáCidades

União reconhece nova situação de emergência após temporais no Paraná

Municípios ficam aptos a solicitar recursos do orçamento da União para ações de assistência humanitária

 União reconhece nova situação de emergência após temporais no Paraná

Foto: Arquivo / Augusto Lindner / IAT

Nove cidades do Paraná obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência, por causa dos temporais. As informações foram atualizadas pela Defesa Civil Nacional, nesta terça-feira (26). Os municípios de Araruna, Bituruna, Inácio Martins, Medianeira, Nova Tebas e Rio Bonito do Iguaçu enfrentaram chuvas intensas; Pato Branco e Salgado Filho registraram inundações; e Ivaí sofreu com enxurradas. A cidade de Dois Vizinhos teve o estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional. O município foi atingido por fortes chuvas.

Em todo o país, a União reconheceu a situação de emergência em 53 cidades atingidas por desastres, conforme a lista atualizada nesta terça-feira (26). Além do Paraná, são beneficiados municípios da Paraíba, Alagoas, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.

Com o reconhecimento federal, os municípios estão aptos a solicitar recursos do orçamento da União para ações de assistência humanitária, entre elas compra de alimentos e água potável, além de combustível para os veículos que fazem o transporte dos mantimentos. Os repasses são liberados tão logo os planos de trabalho forem apresentados pelas prefeituras e avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, defende que a estrutura da União pode ser empregada imediatamente após a tragédia.

LEIA TAMBÉM

O professor Francisco Mendonça, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está à frente do Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Emergência Climática. Ele observa que os efeitos dos eventos mais severos do clima afetam tanto a saúde física quanto mental dos moradores atingidos.

A quantidade recorde de chuva, desde as primeiras semanas da primavera, em diversas regiões do estado, coincide com números importantes de desmatamento. Em 2022, o Paraná tinha sido um dos três estados com a maior área desmatada, conforme informações da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (o Inpe).

O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação em Emergência Climática articula o conhecimento sobre o problema das mudanças ambientais e também propõe soluções para conter os efeitos delas. O pesquisador de Climatologia da UFPR, Wilson Feltrim, sugere que as cidades deixem de priorizar os deslocamentos individuais, a partir de veículos.

Os municípios em situação de emergência devem fazer a solicitação de recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Além de socorro e assistência às vítimas, o sistema repassa recursos para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura ou moradias atingidas pelas tempestades. Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. O órgão também oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

Com informações da AERP

Avatar

Cleverson Bravo

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Ameaça de bomba em Cras em Colombo mobiliza policiais

Funcionários tiveram que sair do prédio do Centro de Referência de Assistência Social no Guaraituba

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Caminhonete do Depen em Catanduvas é furtada

Os suspeitos foram presos 3h após o furto; eles foram levados para a Delegacia da

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

Policiais do Paraná ajudam reencontro de família com cachorros

A família seria separada para ser realocada em outro abrigo

Campanha de ajuda reúne 11 mil toneladas de alimentos

Campanha de ajuda reúne 11 mil toneladas de alimentos

Deste total, 8 mil toneladas já foram enviadas ao Rio Grande do Sul