Unidos pela vacina: Paraná adere ao movimento para acelerar imunização contra a Covid-19

 Unidos pela vacina: Paraná adere ao movimento para acelerar imunização contra a Covid-19

Foto: Jonathan Campos/AEN

O Paraná aderiu ao movimento Unidos pela Vacina que busca acelerar a imunização no país. O projeto reúne diferentes organizações, entre entidades públicas e privadas, com o objetivo de imunizar os brasileiros até setembro. A ideia é apoiar o Sistema Único de Saúde (SUS) com soluções de logística e compra de insumos. O movimento é coordenado pelo Grupo Mulheres do Brasil, que tem mais de 75 mil participantes.

No Paraná, a adesão ao movimento foi confirmada pelo governador Ratinho Junior nesta quarta-feira (31) e conta com o apoio de entidades como Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Associação Comercial do Paraná (ACP), OAB-PR, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e Sistema Ocepar, entre outros. Um estudo foi feito pelo movimento para levantar as principais necessidades  dos 399 municípios do Estado. Dentre  elas, se verificou que 80 cidades necessitam de mais insumos e apoio na logística para aplicação das vacinas, pontos que podem ser viabilizados pela iniciativa privada e pela agilidade nas aquisições.

A Secretaria de Estado da Saúde tem estoque suficiente para atender as demandas das cidades em relação a itens essenciais como agulhas, seringas e máscaras, entre outros, mas deixou aberta a possibilidade de adesão da iniciativa privada para complementar as necessidades dos municípios com a entrega de termômetros e caixas térmicas, por exemplo.

O estudo revelou, ainda, que metade dos municípios manifestou o desejo de ampliar o alcance da comunicação, facilitando a orientação da população em relação à importância da imunização. Ficou acertado um compromisso conjunto na elaboração de campanhas e materiais de divulgação que facilitem e amplifiquem a necessidade da vacinação e de outras medidas sanitárias de prevenção ao coronavírus. 

Reportagem: Taís Santana

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos