Uniões Estáveis no Paraná crescem quase 1% em 2021

 Uniões Estáveis no Paraná crescem quase 1% em 2021

Foto: divulgação/Unsplash

As Uniões Estáveis cresceram quase 1% em 2021, em comparação com o mesmo período de 2020. Um dos principais motivos para esse aumento, segundo o Colégio Notarial do Brasil no Paraná (CNB/PR), é que o documento garante a pensão do INSS ao companheiro. Para isso, é necessário comprovar a relação de convivência para ser incluído como dependente do segurado.

Além disso, convênios médicos, odontológicos e participação em clubes, são outros benefícios garantidos pela União Estável. Essa realidade foi impulsionada, principalmente, pelo aumento de óbitos causados pela Covid-19.

O levantamento do CNB/PR ainda mostra que até agosto deste ano, foram realizadas mais de 5 mil escrituras de União Estável no Paraná. Outros estados da região Sul também registraram aumento. Em Santa Catarina foi de 21% e no Rio Grande do Sul cerca de 24%.

Por conta da pandemia, a modalidade passou a ser feita de forma online. A escritura de União Estável é uma declaração realizada perante um tabelião de notas. Podem recorrer a esse modelo: duas pessoas que vivem juntas, como se fossem casadas, independentemente do sexo.

Serviço:

Para realizar o ato de forma online, basta entrar em contato com um dos Cartórios de Notas credenciados na plataforma www.e-notariado.org.br e agendar a videoconferência. Para a assinar a escritura de forma virtual é necessário o uso de um certificado digital, que também pode ser emitido de forma remota pelo Tabelionato.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem