ParanáGeral

Universidades realizam estudos sobre a violência contra a mulher

Ao todo, 11 instituições de ensino superior vão pesquisar e planejar projetos

 Universidades realizam estudos sobre a violência contra a mulher

Foto: Fundação Araucária

Um programa realizado pelo governo do estado apoia estudos com foco nas mulheres paranaenses e na violência. São ao todo 86 projetos de pesquisa desenvolvidos por 11 universidades do Paraná e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR).

Veja mais:

Além do tema da violência contra a mulher, são abordadas ainda questões ligadas aos indígenas, mulheres em situação de rua ou de vulnerabilidade, saúde, empreendedorismo, agricultura familiar, empoderamento no campo e meninas na ciência.

Todos estes estudos integram o programa “Mulheres Paranaenses: Empoderamento e Liderança” que é realizado por intermédio da Fundação Araucária e da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhafitg destaca a importância da participação de instituições de ensino superior em pesquisas que possibilitem um melhor entendimento sobre essas temáticas.

Em Londrina, no norte do estado, o destaque é para o trabalho que visa criar um banco de dados com os números de atendimentos realizados pelas instituições que atendem casos de violência contra as mulheres. Com esse sistema inteligente seria possível identificar as principais demandas do município, o que possibilitaria a criação de políticas públicas e serviços que sejam de fato efetivos para essas vítimas.

Foto: Fundação Araucária

O projeto denominado “A Implementação do Observatório da Violência de Londrina” é coordenado pela professora Sandra Lourenço de Andrade Fortuna, que acredita que os dados vão permitir atuar tanto na proteção quanto na prevenção da violência.

A Associação dos Municípios da Região Centro-Sul do Paraná (Amcespar) desenvolve o projeto “Prevenção à Violência contra as mulheres: uma visão socioambiental visando ao empoderamento feminino”. Além de levantamentos relacionados a casos de violência, as equipes realizam palestras e debates sobre políticas públicas voltadas a essa realidade.

Também são feitos investimentos na formação de profissionais, para que possa haver um melhor atendimento e acolhimento às vítimas. É o que explica a coordenadora do projeto e professora do Unicentro, Kátia Alexsandra dos Santos.

Essas ações envolvem as sete universidades estaduais – Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Oeste (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro),  Norte (UENP) e Estadual do Paraná (Unespar); a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a Universidade Federal da Integração Latino-Americana; a Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR e o Instituto Cesumar, além do IDR Paraná.

O investimento do governo do estado é de R$ 4 milhões.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Frederico Machado

Paraná faz missão internacional em busca de investimentos

Paraná faz missão internacional em busca de investimentos

A viagem passará pela França, Polônia, Estados Unidos e Canadá

Índice de Confiança do Empresário do Comércio cai no Paraná

Índice de Confiança do Empresário do Comércio cai no Paraná

Em abril, redução foi de 0,3%, de acordo com levantamento da CNC e Fecomércio-PR

Sol e calor persistem no Paraná nesta quinta

Sol e calor persistem no Paraná nesta quinta

Em Matinhos, máxima é de 34ºC. Tempo está quente para a época, afirma Simepar