UPAs de Curitiba vão funcionar como unidades de internamento para covid-19

 UPAs de Curitiba vão funcionar como unidades de internamento para covid-19

(Foto: Cesar Brustolin/SMCS)

As Unidades de Pronto Atendimento de Curitiba (UPAs) vão funcionar como unidades de internamento para covid-19. Isso deve acontecer até segunda-feira (31). Algumas unidades básicas de saúde também passam a atender casos de urgência e emergência. A medida faz parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde nesse período crítico da pandemia na capital.

Segundo a secretária municipal de saúde, Márcia Huçulak, são 130 pacientes internados em UPAs e com as mudanças, 60 leitos vão ser disponibilizados.

As mudanças começaram nesta sexta-feira (28) pela UPA Pinheirinho, que vai ficar fechada para atendimento direto das 7h às 20h. Fora desse período atenderá apenas casos graves. Para absorver a demanda do Pinheirinho, as unidades básicas Ipiranga e Sagrado Coração passarão a atender casos de urgência e emergência, no período das 7h às 20h.

Atendimentos clínicos de gestantes e crianças e as vacinações de rotina e da gripe vão ser direcionados para as outras unidades da região: Fanny, Lindóia, Concórdia, Vila Leão e Vila Clarice e Vila Machado. As demais unidades básicas que passarão a atender como UPAs ainda vão ser definidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos