CuritibaGeral

Urbs confirma regulamentação do serviço de mototáxi em Curitiba

A informação foi confirmada pelo presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, nesta segunda-feira (03)

 Urbs confirma regulamentação do serviço de mototáxi em Curitiba

Foto: Carlos Costa/ CMC

O serviço de mototáxi vai ser regulamentado em Curitiba até o fim da semana. A informação foi confirmada pelo presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, nesta segunda-feira (03). A liberação, por meio de decreto, é uma adequação à legislação federal que já regulamenta o serviço em todo o país.

Para a oferta do serviço na cidade, os mototaxistas terão que se cadastrar na Urbs. E terão que trabalhar de acordo com todas as normas de segurança, com foco em minimizar ao máximo os riscos para os passageiros.

Desde a semana passada a 99 Moto passou a oferecer o serviço de mototáxi em Curitiba alegando que a legislação de Curitiba não proíbe o serviço. O diretor de operações da empresa, Igor Soares, diz que a atividade na verdade se trata de “transporte individual de passageiros”, e que já é regulamentada em nível federal.

O assunto já vinha sendo tema de discussão na Câmara de Vereadores de Curitiba. O vereador Rodrigo Reis (União), que preside a Frente Parlamentar de Defesa dos Motoristas e Pilotos de Aplicativo de Carona e Entrega, rebate a afirmação e diz que, para a empresa atuar em Curitiba, é necessário haver uma regulamentação municipal. E que, enquanto isso, o serviço é, sim, irregular.

Para os parlamentares, a medida é irregular e perigosa, já que pode trazer um aumento no número de acidentes e de vítimas – o que iria sobrecarregar o sistema de saúde pública. O vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade) alega que o transporte por meio de motos vai resultar num aumento de acidentes de trânsito.

O diretor da 99 contesta a alegação e diz que o número de acidentes no serviço de motos tem um índice de apenas 0,1%.

O presidente da Urbs alerta que, até que a regulamentação entre em vigor, as plataformas e profissionais flagrados atuando na cidade sem autorização estão sujeitos a multas e apreensão dos veículos.

Na Câmara Municipal, o projeto que pretende alterar a lei que atualmente proíbe a circulação de mototáxis em Curitiba foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e pode ser votado nas próximas sessões plenárias.

Reportagem: Vanessa Fontanella e Ricardo Pereira

Avatar

Giovanna Retcheski

Caetano e Bethânia chegam ao palco da Pedreira

Caetano e Bethânia chegam ao palco da Pedreira

Apresentação única acontece neste sábado (21)

Músico de Eric Clapton faz show no Hard Rock Cafe

Músico de Eric Clapton faz show no Hard Rock Cafe

Tim Carmon se apresenta na segunda-feira no espaço

Viatura descaracterizada se envolve em acidente em Curitiba

Viatura descaracterizada se envolve em acidente em Curitiba

Veículo atingiu outro carro em cruzamento. Motorista atingida ficou ferida