Delegado Recalcatti é denunciado pelo Gaeco

Foto: reprodução/SESP
Foto: reprodução/SESP

O delegado Rubens Recalcatti, sete policiais civis e Mauro Sidnei do Rosário, apontado como informante da polícia, foram denunciados pelo Ministério Público por homicídio triplamente qualificado. Todos são acusados de envolvimento na morte de Ricardo Geffer, de 20 anos, durante uma operação policial em Rio Branco do Sul, em abril. Eles também são denunciados por abuso de autoridade e fraude processual, por terem, segundo a promotoria, alterado a cena do crime. De acordo com a denúncia do Ministério Público, os policiais passaram a perseguir Ricardo Geffer por pensarem que ele era o responsável pela morte do ex-prefeito de Rio Branco do Sul – e também primo do delegado Recalcatti – João Nazzari. Geffer também era apontado como responsável por um atentado a tiros contra a família de Mauro do Rosário. Segundo o relato do Ministério Público, Ricardo Geffer foi morto no dia 28 de abril, após uma intensa caçada dos policiais na casa de parentes e amigos da vítima. Ele foi encontrado pela polícia em um local na zona rural da cidade. A denúncia diz que os policiais já chegaram atirando e que testemunhas que pudessem presenciar o homicídio foram retiradas do local. Depois disso, Ricardo Geffer teria sido algemado e alvejado pelos policiais e por Mauro do Rosário. Em estado agônico, a vítima teria sido colocada em um carro e, a metros de onde estava, teria levado o tiro final. O advogado de defesa dos policiais, Claudio Dalledone, afirma que o rapaz foi morto em confronto, após resistir à prisão.
O advogado também nega a acusação de fraude processual e garante que não houve manipulação de provas após o suposto crime.
O delegado, os policiais e Mauro do Rosário foram presos em outubro durante a Operação Aquiles, do Ministério Público. Após ficar uma semana detido no Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), o delegado Rubens Recalcatti foi solto. O Ministério Público não quis comentar o oferecimento da denúncia. Em nota, a Polícia Civil disse que a Corregedoria participou das investigações e vai solicitar uma cópia da denúncia do Ministério Público para providências administrativas. Depois disso, as cópias do processo vão ser encaminhadas para o Conselho da Polícia Civil que vai deliberar pela instauração do processo administrativo disciplinar.
 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem