NacionalServiços

Uso do medicamento Paxlovid pelo SUS vai à consulta pública

Antiviral da Pfizer teve parecer favorável da Conitec

 Uso do medicamento Paxlovid pelo SUS vai à consulta pública

Foto: wikimedia

O medicamento Paxlovid, fabricado pela farmacêutica americana Pfizer para tratamento de covid-19, avançou no processo de incorporação pelo Sistema Único de Saúde. O fármaco recebeu parecer inicial favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde  (Conitec).

A decisão foi tomada durante reunião que ocorreu nessa terça-feira (12). Segundo o Ministério da Saúde, a proposta de incorporação do medicamento seguirá o fluxo normal de avaliação da Conitec e será colocada em consulta pública pelo prazo emergencial de 10 dias. Consulta pública será aberta nos próximos dias após publicação no Diário Oficial da União.

A consulta será aberta nos próximos dias após publicação no Diário Oficial da União (DOU). O público poderá participar por meio do site oficial da comissão.

O Paxlovid, composto por comprimidos de Nirmatrelvir e Ritonavir, teve o uso emergencial autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 30 de março. O fármaco é indicado para adultos com covid-19 com risco aumentado de progressão para quadros graves da doença e que não precisam de oxigênio suplementar.

Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Edição: Maria Claudia

Avatar

Angela Luvisotto

Morre Anderson Leonardo, do grupo Molejo

Morre Anderson Leonardo, do grupo Molejo

O músico lutava contra um câncer desde 2022

Prazo para pedir isenção do Enem 2024 termina hoje (26)

Prazo para pedir isenção do Enem 2024 termina hoje (26)

Solicitações devem ser feitas na Página do Participante, até às 23h59