ParanáGeral

UTFPR, UFPR e ENEM divulgam resultados nesta semana

São mais de 8.500 vagas disponíveis aos estudantes, nas duas universidades públicas

 UTFPR, UFPR e ENEM divulgam resultados nesta semana

(Foto: SEED/PR)

Os resultados dos principais processos seletivos do Paraná, para o acesso a uma vaga na universidade, são divulgados nesta semana. Na terça-feira (16), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) divulga a lista de aprovados para o primeiro semestre deste ano, na instituição.

No mesmo dia, são divulgadas as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Na quarta-feira (17), é a vez da Universidade Federal do Paraná revelar o resultado do vestibular para o ingresso na instituição. Somadas, a UFPR e a UTFPR tem mais de 8.500 vagas disponíveis.

Saiba mais:

ENEM

As instituições selecionam candidatos, ainda, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que utiliza a nota do ENEM como critério de ingresso.

O exame é considerado pela comunidade acadêmica como a principal porta de acesso ao ensino superior do país. Com a nota da prova, os candidatos podem concorrer a 264.360 vagas, distribuídas em 127 instituições de ensino que aproveitam o resultado do exame nos concursos.

SISU

Diferentemente dos vestibulares tradicionais, o estudante que busca a vaga na universidade pelo SISU escolhe após a prova o curso que deseja concorrer. O candidato pode fazer até duas opções de vaga, sendo a primeira escolha considerada a prioritária pelo sistema de seleção. As inscrições no processo seletivo começam no dia 22 e vão até o dia 25 de janeiro.

Durante esse período, a nota de corte para cada curso altera a cada dia, de acordo com o número de candidatos para a vaga. O sistema permite, portanto, que o estudante altere as opções de curso enquanto as inscrições estão abertas.

PROUNI

O resultado do ENEM serve, ainda, para o candidato que pretende uma bolsa de estudos no Programa Universidade Para Todos (PROUNI), ou um Financiamento Estudantil (FIES). O sistema de seleção do PROUNI segue a mesma dinâmica do SISU. É permitido ao candidato realizar duas opções, valendo a primeira como prioridade. As inscrições do programa abrem no dia 22 e vão até o dia 25 de fevereiro.

Reportagem: David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Polícia investiga morte de criança em Guaratuba, no litoral

Polícia investiga morte de criança em Guaratuba, no litoral

Menino de 11 anos morreu após sentir ânsia e dor de cabeça ainda na escola

Produtores rurais terão que emitir nota fiscal eletrônica; entenda

Produtores rurais terão que emitir nota fiscal eletrônica; entenda

Inicialmente, a exigência valerá para todas as operações interestaduais do setor

Paraná tem sábado de calor e sem chuvas

Paraná tem sábado de calor e sem chuvas

Em Curitiba, a máxima prevista é de 28ºC e mínima de 18ºC

Homem morre eletrocutado durante furto de fios

Homem morre eletrocutado durante furto de fios

Comparsas deixam corpo em UPA e são presos momentos depois ao voltar ao local