ParanáCidades

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda (25)

Em Curitiba, a convocação dos públicos prioritários é escalonada

 Vacinação contra a gripe começa nesta segunda (25)

Imagem: José Fernando Ogura/SMCS

A campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (25) em todo o Paraná. Seguindo a orientação do Ministério da Saúde (MS), a campanha foi antecipada nas regiões Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país. A mobilização segue até o dia 31 de maio e no dia 13 de abril será realizado o Dia D de imunização.

Até o momento, o Paraná recebeu somente 10% da quantidade de doses necessárias para vacinar os grupos prioritários, que é de pouco mais de 4,5 milhões de pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, mais doses serão disponibilizadas em remessas ao longo do período de vacinação.

Em Curitiba, a convocação dos públicos prioritários é escalonada. Até quarta-feira (27), podem se vacinar crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias e trabalhadores da saúde da rede municipal. Depois do dia 27 de março, a convocação será ampliada para trabalhadores da Saúde autônomos ou que atuem em hospitais e outros estabelecimentos. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, os demais grupos prioritários serão chamados posteriormente, após o recebimento de novas doses.

Os endereços dos locais de vacinação estão disponíveis no site da prefeitura de Curitiba.

Veja também:

Meta de vacinação contra a influenza

A meta é imunizar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. Entre eles estão crianças, gestantes, mulheres que tiveram filhos há até 45 dias, idosos com 60 anos ou mais e povos indígenas. No ano passado, somente 55% do público-alvo buscou a imunização no Paraná. Com isso, a aplicação foi aberta a toda população. Ainda assim, o Paraná ficou em 6º no ranking dos estados que mais vacinaram, atrás do Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Em 2023 foram notificados 996 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza e 97 mortes pela doença. Neste ano, até o momento, o Paraná já registrou 37 casos e cinco mortes pela Síndrome.

Informações: Ana Flavia Silva

Avatar

ana.flavia

Homem morre eletrocutado durante furto de fios

Homem morre eletrocutado durante furto de fios

Comparsas deixam corpo em UPA e são presos momentos depois ao voltar ao local

Pista sentido Litoral da BR-277 é liberada, em Morretes

Pista sentido Litoral da BR-277 é liberada, em Morretes

Mais cedo, um acidente envolveu quatro veículos, no trecho de Serra

Exportação de açúcar registra aumento em março

Exportação de açúcar registra aumento em março

Movimentação do produto a granel alcançou mais de 419 mil toneladas