Vacinação contra dengue pode alcançar 75 mil pessoas no Paraná
Com doses escassas, grupos prioritários serão definidos pelo Ministério da Saúde e autoridades estaduais
Cerca de 75 mil pessoas podem receber a vacina contra a dengue no Paraná, segundo estimativas da Secretaria de Estado da Saúde. A imunização deve começar assim que as doses forem distribuídas pelo Ministério da Saúde, o que deve ocorrer em fevereiro.
O Paraná tem aproximadamente 2 milhões de pessoas dentro do público-alvo da vacinação, que é da faixa etária de 6 a 16 anos. No entanto, devido à restrição das doses, grupos mais específicos serão definidos até o final de janeiro.
No dia 25 de janeiro, o governo federal deve se reunir novamente com representantes estaduais para estabelecer as prioridades. O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, diz que a pasta segue recomendações da Organização Mundial da Saúde.
Nas últimas semanas, o Paraná tem observado um crescimento nos números da dengue. Dados atualizados nesta terça-feira (16) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) incluíram quase 3 mil e 600 casos em sete dias. Desde o início do ciclo epidemiológico, iniciado em agosto, o Paraná acumula 12.782 casos confirmados e uma morte causada pela dengue.
Veja mais:
Em quatro meses, foram registradas mais de 58 mil notificações de casos suspeitos em 370 municípios distribuídos por todas as 22 regionais de saúde do estado. O informe semanal divulgado nesta terça-feira (16) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também aborda outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Em relação à febre chikungunya, são 381 casos suspeitos notificados e 44 confirmados. Em sete dias, 13 casos novos foram registrados. Não há casos confirmados de zika vírus até o momento no Paraná. Desde agosto, foram 49 notificações de casos suspeitos.
Reportagem: Angelo Sfair