Vacinas contra a Covid-19: estoque curitibano deve acabar na sexta-feira (19)

 Vacinas contra a Covid-19: estoque curitibano deve acabar na sexta-feira (19)

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Curitiba tem 12 mil doses da vacina contra a covid-19 disponíveis. Esse estoque curitibano de vacinas contra a Covid-19 deve acabar nesta sexta-feira (19). As informações são da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o boletim mais recente, a capital paranaense vacinou 55 mil 307 pessoas com a primeira dose e 972 pessoas com a segunda dose. Entretanto, a Secretaria Municipal tem 23 mil 160 imunizantes reservados para a segunda dose, faltando então mais de 29 mil doses para imunizar aqueles que já receberam a primeira dose. Questionada pela reportagem da BandNews FM, a Secretaria Municipal de Saúde explicou que as primeiras vacinas vieram em lotes em datas diferentes. Assim, eles esperam que as segundas doses pendentes virão da mesma forma. O prefeito Rafael Greca (DEM) explicou que depende do Ministério da Saúde para que a cidade tenha mais doses.

A Secretaria Estadual da Saúde (SESA) afirma que não há desabastecimento de vacinas. Procurada, a Secretaria disse que o Paraná ainda tem 92 mil doses para a segunda aplicação, que serão distribuídas por todo o estado. A expectativa é que essas doses sejam encaminhadas aos municípios na semana que vem, ainda segundo a SESA. O Paraná já recebeu 583 mil 900 doses do Ministério da Saúde e aguarda novos lotes, ainda sem prazo.

Após priorizar profissionais da saúde, idosos asilados, indígenas e doentes crônicos, a Secretaria Municipal da Saúde ampliou a vacinação para outros grupos. A partir desta semana, os idosos acima de 85 anos começam a ser vacinados. A imunização vai ocorrer por escalonamento e não será por agendamento via aplicativo, mas sim, pelo sistema drive-thru. Por isso é necessário respeitar a ordem de vacinação. Nesta terça-feira, são vacinados os idosos com 89 anos ou mais; na quarta, pessoas com 87 anos ou mais; na quinta, com 86 anos ou mais e, na sexta-feira, os idosos com 85 anos ou mais.

A ampliação para outras faixas etárias, do grupo de idosos depende do repasse de novas doses do imunizante por parte do Ministério da Saúde. A procura pela vacina deve ser feita de forma espontânea em um dos 14 pontos de atendimento da cidade, 11 deles são pontos fixos e três no sistema drive-thru. Nos três drive-thrus o horário é das 9h da manhã às 16h; nos demais pontos, das 8h da manhã às 5h da tarde. Para receber a vacina, o idoso deve apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência com endereço de Curitiba para quem não tiver o cadastro na plataforma Saúde Já. Outra recomendação é para que o idoso esteja com um acompanhante.

Além disso, para facilitar a aplicação da vacina, os idosos que optarem pelo drive-thru devem estar posicionados de forma a deixar o braço direito na janela – ou seja, no banco de passageiro ou no lado direito do carro.

Reportagem: Larissa Biscaia/Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos