Vacinas contra covid-19 são distribuídas para as regionais de saúde do Paraná

 Vacinas contra covid-19 são distribuídas para as regionais de saúde do Paraná

Foto: Ari Dias/AEN

recebe-vacina
Foto: Ari Dias/AEN

A Secretaria de Estado da Saúde começa a distribuir hoje (22) para as regionais o novo lote com 240 mil doses de vacinas contra a covid-19. O Plano Estadual de Vacinação prevê uma divisão proporcional à população. Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, nesta remessa, todas as vacinas serão usadas para aplicação da primeira dose, o que deve acelerar o ritmo da imunização.

No sábado, o Paraná recebeu o nono lote de vacinas do governo federal, contendo pouco mais de 234 mil doses da CoronaVac e 6 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Durante o final de semana, os imunizantes foram registrados e armazenados no Cemepar, o Centro de Medicamentos do Paraná, em Curitiba. A partir desta segunda-feira, as vacinas são encaminhadas às regionais por via terrestre.

Segundo o diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Nestor Werner Junior, o governo mantém a projeção de vacinar todos os grupos prioritários até o final de maio:

O gestor reforça que o cumprimento do plano depende da capacidade do Ministério da Saúde em negociar e distribuir as vacinas, mas que a expectativa é positiva. Segundo ele, à medida que os mais vulneráveis às formas graves da covid-19 forem imunizados, a taxa de mortalidade e de internações deve cair gradativamente:

Com a orientação para usar todas as doses para primeiras aplicações, o Ministério da Saúde indica que mais vacinas serão repassadas às unidades da federação em breve. Entre os imunizantes do lote número nove, a CoronaVac deve ser aplicada em idosos e profissionais da saúde, enquanto a vacina de Oxford/AstraZeneca deve ser usada prioritariamente para imunizar indígenas e quilombolas.

Desde o início da Campanha Nacional de Imunização contra a Covid-19, o Paraná recebeu um milhão e meio de doses do governo federal. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a expectativa é de que o Paraná receba vacinas suficientes para vacinar 4 milhões de pessoas até o final de maio.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos