ParanáGeral

Veículos sem manutenção causam 30% dos acidentes em estradas

Em quatro meses 43 pessoas ficaram feridas em acidentes causados por veículos mal conservados

 Veículos sem manutenção causam 30% dos acidentes em estradas

Foto: Arquivo/ Reprodução/PRF

Em quatro meses mais de 40 pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito causados por veículos mal conservados, nas rodovias federais do Paraná. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, foram registradas mais de 4.400 infrações por conduzir veículo em mau estado de conservação entre janeiro e abril de 2023.

Veja mais:

No mesmo período, 43 pessoas ficaram feridas e duas morreram entre os 67 acidentes causados por falha mecânica ou elétrica nos veículos. Em 2022, foram 169 ocorrências e quatro mortes em acidentes dessa natureza. Ao todo, foram mais de 10.400 infrações e 242 acidentes.

De acordo com estudo do Instituto Scaringella Trânsito, falhas relacionadas à manutenção dos pneus, freios, amortecedores, níveis de óleo e de água, funcionamento de luzes e até mesmo o cinto de segurança causam 30% dos acidentes nas estradas. Dado que também foi registrado no Paraná, conforme conta o Porta Voz da PRF, Maciel Junior.

Os veículos leves precisam de revisão a cada seis meses. Já os veículos de carga ou de passageiros precisam fazer manutenção a cada viagem, independente da distância. Maciel aponta quais itens devem ser verificados pelos motoristas antes de pegar a estrada.

O serviço de revisão quando feito no prazo correto, evita danos ao automóvel e  consequentemente de possíveis acidentes. Existem dois tipos de revisão: a preventiva e a corretiva, que pode custar caro, conforme explica o técnico de revisão em uma concessionária de veículos, Fábio Coradin.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os carros em movimento devem estar em conformidade com todas as exigências da lei, ou seja, precisam estar em um estado que não coloque a vida de pessoas em risco. A multa para a infração de conduzir um veículo em mau estado de conservação é classificada como grave, com perda de 5 pontos na CNH, pagamento de R$195,23 além da retenção de veículo.

Reportagem: Francine Lopes

Avatar

Jessica de Holanda

28 bairros ficam sem água após queda de energia

28 bairros ficam sem água após queda de energia

Os bairros atingidos ficam em Curitiba e São José dos Pinhais

Calor permanece, mas tempo muda em parte do Paraná

Calor permanece, mas tempo muda em parte do Paraná

Frente fria avança e traz instabilidade para algumas regiões, segundo Simepar

Encontro entre rios Iguaçu e Paraná muda de cor

Encontro entre rios Iguaçu e Paraná muda de cor

O efeito é a união de um fenômeno natural e uma ação antropológica

Funcionária da UEPG é vítima de tentativa de estupro

Funcionária da UEPG é vítima de tentativa de estupro

Caso foi registrado dentro da universidade. Mulher foi ameaçada com canivete e estrangulada