CuritibaEconomia

Venda de fogos para virada cresce 32% em 2 anos

Avanço da tecnologia silenciosa e melhora econômica do pós-pandemia trazem expectativa de aumento

 Venda de fogos para virada cresce 32% em 2 anos

Foto: Daniel Castellano / SMCS

Com a expectativa de um novo aumento nas vendas de fogos de artifícios para o Réveillon 2023, o setor estima um incremento de 8% no faturamento neste período. No acumulado com o ano passado, são cerca de 32% de crescimento no setor, segundo a Associação Industrial e Comercial de Fogos de Artifícios do Paraná (Aincofapar). 

O presidente da entidade, Rodolfo Aymoré, indica que, depois de ajustes na lei curitibana nos últimos anos, os clientes voltaram a investir em material pirotécnico para deixar a virada mais brilhante. Os fogos silenciosos visam ao conforto tanto de pessoas com deficiência quanto de animais domésticos e silvestres. Aymoré explica como é o funcionamento desta tecnologia.

O presidente da associação indica que é importante procurar lojas autorizadas. Além de seguir a legislação e as normas de segurança, estes comércios podem indicar os melhores produtos para cada situação e localidade, incluindo questões específicas da região onde o fogos serão soltos, e também em relação a animais e pessoas com maior sensibilidade. Ele lembra que, no dia da festa, deve ser indicado o fogueteiro da rodada.

Do Kiribati, país que se encontra no primeiro fuso horário, à Samoa Americana, que está no último, quase todos os cantos do globo recebem um novo ano tradicionalmente com fogos de artifício. A festa pirotécnica une culturas na esperança por dias melhores.

Em Curitiba é proibida a soltura de fogos de artifício com estampido. Eles podem no entanto ser vendidos. Para diferenciar os produtos nas prateleiras a associação criou selos: verde para os que podem ser usados na capital paranaense e vermelho para os que não podem. 

Reportagem Amanda Yargas

Avatar

amanda.yargas

Motorista atropela motociclista e foge sem prestar socorro; vídeo

Motorista atropela motociclista e foge sem prestar socorro; vídeo

Caso aconteceu em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba

Homem que atropelou motociclista no Capão Raso é denunciado

Homem que atropelou motociclista no Capão Raso é denunciado

No momento do crime, o acusado estava alcoolizado e dirigia em alta velocidade

Curitiba tem mais de 700 novos casos de dengue

Curitiba tem mais de 700 novos casos de dengue

Boletim aponta que dez pessoas seguem hospitalizadas por conta da doença

Teatro Guaíra recebe espetáculo duplo de balé

Teatro Guaíra recebe espetáculo duplo de balé

“Conexões” vai reunir duas peças em parceria com a Orquestra Sinfônica do Paraná