CuritibaGeral

Vereadores discutem uso de câmeras na Guarda Municipal

Tema já havia sido debatido no final de outubro

 Vereadores discutem uso de câmeras na Guarda Municipal

Foto: Carlos Costa, da CMC

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) volta, a partir da próxima terça-feira, a discutir o uso de câmeras corporais e dispositivos de GPS nos uniformes e viaturas da Guarda Municipal da capital paranaense. O tema já havia sido debatido no final de outubro, mas, a pedido dos autores da proposta, foi adiada para que o documento fosse ajustado com o Executivo.

Veja mais:

A intenção é que o equipamento possa garantir a produção de prova para a investigação criminal, a segurança na abordagem policial, a avaliação do trabalho policial e o uso legal progressivo da força nas abordagens policiais.

O objetivo é que o material fique armazenado por, pelo menos, um ano. O texto prevê que a câmera fosse acionada no início do trabalho dos guardas e desligada somente no final do turno dos agentes. 

Um dos tópicos da discussão é justamente a privacidade dos profissionais, já que a gravação seria sem interrupções, em todo período de serviço. O documento ainda diz que as câmeras devem ser integradas ao Programa Muralha Digital.Se for aprovada pelos parlamentares, nos dois turnos de votação, e sancionada pelo prefeito Rafael Greca, a lei entrará em vigor 180 dias após a publicação no Diário Oficial do Município.

Reportagem: Leo Coelho

Avatar

jully.mendes

Em maio, Curitiba terá dois grandes festivais de música

Em maio, Curitiba terá dois grandes festivais de música

O Coolritiba, na Pedreira Paulo Leminski, e o Country Festival, no Expotrade

Volksfest 2024 traz novidades para os fãs de clássicos Volkswagen

Volksfest 2024 traz novidades para os fãs de clássicos Volkswagen

Evento contará com diversas novidades para os apaixonados por veículos de refrigeração a ar