ParanáCidades

Vídeo: onça-parda é registrada no Parque Estadual Vila Velha

Um funcionário da manutenção do parque fez o registro em vídeo

 Vídeo: onça-parda é registrada no Parque Estadual Vila Velha

Foto: Pedro Ribas/ANPr

Uma onça-parda foi flagrada no Parque Estadual Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, no final da tarde de quinta-feira (7). Um funcionário da manutenção do parque fez o registro em vídeo.

O animal estava em um local que não é aberto à visitação do público e fica a 16 km do Centro de Visitantes. A espécie também é conhecida como puma ou sussuarana e está ameaçada de extinção. Em nota, o Parque reforça que o local onde a onça foi avistada é longe da área de visitação.

“Ela não apresenta riscos aos visitantes porque a natureza dela é se manter longe do ser humano e mesmo quando avista alguém, seu instinto natural é fugir”, alerta o texto. A administração do Parque também destaca que o registro mostra que a cadeia alimentar está em equilíbrio, já que a onça-parda está no topo dela.

Segundo a administração, a onça usa o local como abrigo temporário, além de outras unidades de conservação da região como um corredor ecológico, principalmente quando está em busca de um parceiro.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

ana.flavia

BR-376 é liberada após acidente entre três caminhões

BR-376 é liberada após acidente entre três caminhões

Rodovia ficou cerca de uma hora e meia totalmente bloqueada, no sentido Santa Catarina