Vigilância sanitária fechou 3 de cada 10 estabelecimentos vistoriados em uma semana

 Vigilância sanitária fechou 3 de cada 10 estabelecimentos vistoriados em uma semana

Em uma semana, as equipes da vigilância sanitária fecharam 20 estabelecimentos comerciais em Curitiba. O número corresponde a 3 de cada 10 estabelecimentos vistoriados, desde a segunda-feira da semana passada (9). Ao todo, as equipes das Ações Integradas de Fiscalização Urbana – as AIFUs – abordaram 67 comércios. Foram 22 multas aplicadas e valor das autuações se aproxima dos 700 mil reais.

Em comum, as abordagens flagraram espaços lotados, falta do uso de máscaras, não observância do distanciamento social e desrespeito aos demais protocolos da pandemia da Covid-19. Todas as autuações aconteceram após denúncias da população, no canal 156, conforme informa a Prefeitura de Curitiba.

Em bandeira amarela, o foco das fiscalizações se volta ao comércio noturno. No sábado (14), os agentes identificaram irregularidades em um bar no Jardim Botânico, uma tabacaria no Tatuquara, além de uma casa noturna e uma distribuidora de bebidas no Xaxim. Durante a semana, flagrantes foram realizados em casas noturnas nos arredores do Centro e mais 5 bairros da cidade. As Ações Integradas de Fiscalização Urbana reúnem agentes municipais de fiscalização, além de forças de segurança como a Guarda Municipal e Polícia Militar.

O trabalho das equipes permanece, mesmo em bandeira amarela. Desde o início do ano, uma lei aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Rafael Greca (DEM), permite a aplicação de multa a pessoas físicas e jurídicas que desrespeitem os protocolos da pandemia. Os valores partem de R$150 e podem chegar a R$ 150 mil, de acordo com a gravidade de cada conduta.

Reportagem: David Musso

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos