ParanáCidades

Vítimas de acidente com avião são sepultadas em Umuarama

Veja tudo que se sabe sobre o acidente e a despedida às vítimas

 Vítimas de acidente com avião são sepultadas em Umuarama

Foto: Vinícius Azevedo / Umuarama News

Os corpos das três vítimas do acidente com um monomotor na Serra da Prata, litoral Paranaense, foram sepultados no fim da tarde deste sábado (8), em Umuarama, na região noroeste do Estado. As vítimas são o piloto, Jonas Borges Julião, 37 anos, e dois servidores do governo estadual, Felipe Furquim, 35 anos, e Heitor Guilherme Genowei Júnior, 42 anos.

Os corpos foram velados juntos, em um ginásio da cidade. Centenas de pessoas passaram no local para prestar homenagens e se despedir das vítimas durante todo o dia.

A prefeitura e a Câmara Municipal decretaram luto oficial de três dias diante das mortes.

O governador do Paraná, Ratinho Junior, diz que perdeu amigos após os três ocupantes do avião desaparecido na Serra do Mar, serem encontrados sem vida. Em nota, o governador confirmou a informação repassada pela Força Aérea Brasileira, de que os corpos foram encontrados junto aos destroços do monomotor, na Serra da Prata, em Guaratuba e lamentou. “Nesse trágico acidente aeronáutico perdi amigos que acreditavam arduamente na nossa gestão. Deixo toda a minha solidariedade às famílias nesse momento de intensa dor.”

Como foi o velório

O velório teve uma parte exclusiva para familiares na Capela Mortuária Umuprev, entre às 7h e às 10h. Na sequência, a cerimônia foi aberta a amigos e ao público em geral no Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa.

Quem eram as vítimas

Felipe Furquim era diretor da Casa Civil na região noroeste. Ele também atuou, entre 2019 e 2022, como diretor do Instituto Água e Terra (IAT), em Umuarama. No ano passado foi diretor-geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

O outro ocupante era Heitor Guilherme Genowei Júnior, conhecido como “Juninho do Posto”, 42 anos, era superintendente do Viaje Paraná, divisão da Secretaria de Estado do Turismo. Ele também era empresário de um posto de combustíveis em Umuarama.

Acidente e Buscas

O acidente ocorreu na segunda-feira (03), 10 minutos antes do horário previsto para o pouso da aeronave que tinha como destino a cidade de Paranaguá. O avião partiu de Umuarama, no Noroeste paranaense, onde as três vítimas residiam, às 7h50. Os servidores se dirigiam ao porto, para avaliar a atracagem futura de navios de turismo. A aeronave estava em baixa altitude, ao redor dos 650 metros acima do nível do mar. De acordo com o Corpo de Bombeiros, no momento do acidente, o tempo estava fechado, com visibilidade baixa e muitas nuvens.

Pelas características do ambiente, o Corpo de Bombeiros suspeita que o monomotor sofreu uma queda na vertical. A aeronave foi localizada embaixo de uma árvore e, nas buscas aéreas, a visualização de qualquer destroço era muito prejudicada. O piloto e dois servidores do Governo do Estado não resistiram aos ferimentos.

Mais de duzentas pessoas participaram do trabalho de resgate, ao longo dos cinco dias de buscas. As coordenadas geográficas do relógio de uma das vítimas contribuíram para a localização do monomotor. O acesso ao local em que o monomotor estava foi possível somente por meio de rapel, a partir da aeronave de resgate.

O Cenipa, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, vai avaliar a siutuação e tentar identificar a causa do acidente.

Informações Amanda Yargas

Avatar

amanda.yargas

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Os contratos têm duração de 24 anos, para três lotes de concessão, com 112 municípios

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Outro trabalhador ficou gravemente ferido durante soterramento registrado nesta quinta-feira (16), em Maringá (PR)

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Caso foi registrado nesta quinta-feira (16), no oeste do Paraná. Suspeito confessou o crime