ParanáGeral

VLT entre Curitiba e SJP pode beneficiar 120 mil passageiros

Projeto começa a ser desenhado nesta semana. Leilão deve ocorrer em setembro

 VLT entre Curitiba e SJP pode beneficiar 120 mil passageiros

Com previsão de ser leiloado em setembro, o projeto VLT Expresso Metropolitano começa a ser modelado no Paraná. O novo sistema deve ser implementado entre Curitiba e São José dos Pinhais.

A estimativa da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) é que 120 mil passageiros sejam beneficiados diariamente.

Segundo o presidente do órgão, Gilson Santos, o VLT deverá substituir os ônibus do eixo Boqueirão permitindo uma conexão rápida e moderna entre o Aeroporto Afonso Pena e o Terminal Central, ambos em São José dos Pinhais.

Ao todo, o traçado do VLT deve ter cerca de 21,5 quilômetros de extensão. Além da ligação em São José dos Pinhais, o trem fará conexão com os terminais do Boqueirão, do Carmo, e do Hauer, além da Linha Verde, Tribunal Regional Eleitoral, UTFPR e Centro Cívico, na capital.

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, explica que a ideia não é acabar com os ônibus que já circulam nos trechos, mas sim complementar o sistema de transporte coletivo.

Diferente de trens convencionais e metrô, o VLT ou veículo leve sobre trilhos é menor e transporta menos passageiros. Dessa forma, ocupam pouco espaço e fazem menos barulho ao passar. A composição também se movimenta em velocidade baixa – 20 km/h, em média.

A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, reforça que uma das principais vantagens do VLT é o baixo custo de operação, o que permite se encaixar na paisagem urbana.

O projeto é fruto de uma parceria entre o Governo do Paraná e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), contratado para realizar a estruturação e modelagem da concessão para implantação, por um parceiro privado, desse VLT.

Para colocar o projeto no papel, o BNDES contratou um consórcio de empresas para elaboração dos estudos técnicos necessários, que serão entregues ao Estado para subsidiar a decisão a respeito do modelo de concessão, que deverá contemplar a implantação e a prestação de serviços de operação e manutenção do VLT.

O leilão de concessão deverá ser realizado em setembro na Bolsa de Valores, em São Paulo, e a previsão inicial de investimentos é de cerca de R$ 2,5 bilhões.

Reportagem: Leonardo Gomes.

Avatar

leonardo.gomes

Com alerta para o frio, termômetros marcam 10,7°C no Paraná

Com alerta para o frio, termômetros marcam 10,7°C no Paraná

No estado, aviso de declínio de temperatura alcança o Centro Norte e o Oeste

Motociclista morre na BR-476 em acidente com caminhão, em Araucária

Motociclista morre na BR-476 em acidente com caminhão, em Araucária

Durante o atendimento à ocorrência, o tráfego chegou a ser concentrado em apenas uma faixa

Mais 30 caminhões-pipa são enviados para ajudar vítimas das chuvas

Mais 30 caminhões-pipa são enviados para ajudar vítimas das chuvas

É a segunda remessa de veículos e equipamentos encaminhados pelo Instituto Água e Terra

Cães embarcam para reforçar buscas no Rio Grande do Sul

Cães embarcam para reforçar buscas no Rio Grande do Sul

São dois animais treinados desde filhotes para fazer este tipo de trabalho