ParanáGeral

Volta às aulas: Paraná reforça medidas de segurança nas escolas

Redes estaduais e municipal retomam atividades nesta segunda-feira (24)

 Volta às aulas: Paraná reforça medidas de segurança nas escolas

Foto: Daniel Castellano / SMCS

280 mil alunos das redes municipal e estadual voltam às aulas em Curitiba nesta segunda-feira. Metade deles estudam nas 163 escolas estaduais da capital. O retorno já foi preparado na última semana, com a presença de professores para estudo e planejamento na quinta e sexta-feira. O secretário estadual, Roni Miranda, também indica quais medidas de segurança foram tomadas depois do ataque em Cambé.

A secretaria estadual também testa a contratação de segurança privada nas 11 escolas de Cambé. O Paraná também vai na contramão da Educação nacional com a ampliação de escolas cívico-militares. As 11 escolas do convênio federal neste modelo passam para a administração estadual e um edital está aberto para contratação de militares da reserva para atuação nesta área. O secretário ressaltou os bons índices da educação paranaense e disse que eles são resultado de um trabalho amplo.

Veja mais:

A outra metade dos alunos da rede pública que voltam às aulas hoje está matriculada em 185 escolas e 232 centros de educação infantil municipais. A secretária da Educação de Curitiba, Maria Silvia Bacila, reforça a importância da frequência dos alunos mesmo na educação infantil.

Segundo o Sismmac, entidade que representa os professores municipais de Curitiba, a falta de professores registrada no primeiro semestre ainda é um problema para esta segunda etapa do ano. A instituição indica que há 3 mil vagas em aberto e que os profissionais aprovados no concurso no último ano ainda aguardam a nomeação. De acordo com a secretária, o preenchimento das vagas está em andamento.

Nesta segunda (24) também são abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos, ofertadas pelo governo estadual. As inscrições vão até o dia 18 de agosto.

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Izabella Machado

Paraná registra quase 10 mil internações por pneumonia ou gripe

Paraná registra quase 10 mil internações por pneumonia ou gripe

Os dados, referentes a janeiro e abril de 2024, apontam para 1.521 mortes

Integrante de roubo de carro-forte em aeroporto é preso

Integrante de roubo de carro-forte em aeroporto é preso

Homem é suspeito de participação no ataque em Caxias do Sul e outros assaltos

Revitalização da orla de Matinhos atinge 94% em junho

Revitalização da orla de Matinhos atinge 94% em junho

Avanço mais significativo foi no sistema de microdrenagem, que progrediu 15%