Volta às aulas presenciais no Paraná pode colocar em risco mais de 215 mil idosos

 Volta às aulas presenciais no Paraná pode colocar em risco mais de 215 mil idosos

Foto: divulgação/Unsplash

Um estudo da Fiocruz indica que a volta às aulas presenciais no Paraná pode expor ao risco meio milhão de idosos e adultos com doenças crônicas. De acordo com o monitoramento da Fundação Oswaldo Cruz, mais de 215 mil idosos paranaenses moram em casas com pelo menos uma criança ou adolescente de 3 a 17 anos. Mais de 305 mil adultos com diabetes, problemas no coração ou doenças no pulmão estão na mesma situação. Ainda não há uma data definitiva para a volta às aulas no Paraná. A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte projeta o retorno gradual e facultativo a partir de setembro.

De acordo com o Comitê de Volta às Aulas, o modelo híbrido e escalonado funcionará da seguinte forma: os estudantes serão divididos em grupos de revezamento. Durante uma semana, parte dos estudantes realiza as atividades presenciais, enquanto os demais continuam a assistir as aulas remotas, pela TV ou pela internet. Na semana seguinte, os grupos se invertem: quem estava em casa volta para a escola; quem estava na escola volta para casa.

O diretor-geral da Secretaria de Estado da Educação, Gláucio Dias, defende a segurança do protocolo e diz que existe a possibilidade de ele ser executado de forma regionalizada. Ele explica que a data exata para a volta às aulas deve ser definida nos próximos dias:

A partir da reclamação de mães, pais e responsáveis, a secretaria estadual da Educação informou que o retorno às aulas presenciais será facultativo. Nestes casos, os alunos que optarem por ficar em casa continuarão tendo acesso às aulas remotas virtuais, por meio da televisão, do YouTube e do aplicativo Aula Paraná. Os responsáveis pelos estudantes começaram a ser ouvidos pela pasta nesta semana. Desde quarta-feira (5) uma pesquisa consulta a preferência da família dos estudantes da rede pública estadual. As aulas presenciais estão suspensas no Paraná desde o dia 20 de março.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos