Aluna da UEPG se torna a primeira transexual formada na história da instituição

12516363_976976482367791_160358853_n
Foto: Reprodução / Facebook

Uma estudante de 22 anos vai ser a primeira transexual a se formar pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em 46 anos de história da instituição. Alícia Kruger recebe o diploma do curso de Farmácia nesta quinta-feira (28) junto a outros 31 acadêmicos. A estudante foi a primeira mulher transexual a fazer parte do Conselho Superior de uma universidade brasileira. Ela também integrou a Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil de Ponta Grossa. Alícia foi a principal responsável pela aprovação do uso do nome social de travestis e transexuais nos concursos vestibulares, na admissão de professores e funcionários e nas aulas da UEPG. Mas antes de passos importantes como esse, Alícia percorreu caminhos de muita dificuldade

A decisão de assumir a transexualidade veio no pior momento da vida de Alícia. Ela cursava o segundo ano de Farmácia, quando perdeu a mãe.

A rotina universitária intensa aliada à luta pelos direitos das travestis e transexuais faz com que Alícia alcance voos cada vez mais altos. Hoje, ela é assessora técnica do Departamento de DST, Aids e Hepatites do Ministério da Saúde e se mudou para Brasília. Mesmo com tantas conquistas, a jovem que começa hoje a carreira de farmacêutica garante que ainda tem muito a realizar.

A formatura da primeira estudante trans da UEPG ocorre na véspera do Dia Nacional da Visibilidade Trans. Nesta sexta-feira (29), um ato público na Boca Maldita, em Curitiba, comemora a data. O evento vai promover os direitos, a dignidade e o respeito à identidade de gênero. A presidente do Transgrupo Marcela Prado, Rafaelly Wiest, explica que o objetivo do ato é aproximar o cotidiano das trans da população.

O ato público pelo Dia Nacional da Visibilidade Trans vai das 10 da manhã às cinco da tarde na Boca Maldita.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente