'Carne de onça' vira patrimônio cultural de Curitiba

Foto: Ilustração
Foto: Ilustração

A tradicional “carne de onça” servida nos bares de Curitiba há pelo menos 50 anos, agora é patrimônio cultural imaterial da capital paranaense. O título, proposto pelo vereador Hélio Wirbiski (PPS), foi aprovado por unanimidade, com 25 votos, na sessão desta segunda-feira (5). A receita do prato varia bastante de um estabelecimento para outro, mas é composta basicamente de carne bovina crua sobre broa escura, cheiro verde, cebola picada, condimentos e azeite.

Apesar do nome, a iguaria não tem qualquer relação com o felino em extinção. Uma das versões mais aceitas sobre a forma como essa comida passou a ser chamada assim é a de que se trata de uma referência ao hálito das pessoas após o consumo.

Segundo a lei municipal 14.794/2016, o patrimônio cultural é constituído pelo conjunto de bens de natureza material e imaterial, públicos ou privados, que façam referência à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade. Desta forma, a justificativa do autor do projeto é a de que a “carne de onça” é o único prato típico de Curitiba.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.