Ciclista quer chegar a 200 km/h na BR-277 para bater recorde

Foto: Divulgação / Facebook

O ciclista profissional Evandro Portela vai tentar bater o recorde mundial de velocidade extrema em uma bicicleta na BR-277, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. No dia 26 de novembro, um domingo, ele quer alcançar 200 km/h de bicicleta na rodovia. O feito será avaliado por um juiz do Guinness Book, o livro mundial dos recordes, de forma online. A largada será às 8h30 da manhã em frente ao prédio da Editel, até o Viaduto da Rui Barbosa, no município de São José dos Pinhais.

De acordo com o atleta, que tem 20 anos de experiência, ele entrará no vácuo de um carro em alta velocidade para alcançar o objetivo.  O trânsito será suspenso por 20 minutos para que o desafio se complete. Evandro afirma que já alcançou 184 km/h em julho deste ano.

O atleta vai usar um equipamento preparado especialmente para bater o recorde. Todos os rolamentos da bicicleta são de cerâmica, que não têm atrito e suportam velocidades maiores. A roda da frente é de alumínio, mais pesada e, portanto, mais estável do que uma de carbono. Os raios da roda traseira são achatados e oferecem pouca resistência com o ar. A roupa foi desenvolvida para cortar o vento e os pneus são mais resistentes e conseguem passar por cima de cacos de vidro e de pedras que não furam.

Evandro é mecânico de bicicletas e conseguiu patrocínios de ao menos dez empresas para quebrar o recorde no Guinness Book. A ação ainda precisa de autorização e apoio da Ecovia, concessionária que administra a BR-277 e da Polícia Rodoviária Federal.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*