Economia do Paraná cresce 1,6% no primeiro semestre

Foto: Divulgação / AENotícias PR

A economia do Paraná fechou o primeiro semestre com crescimento de 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado. No fim do primeiro semestre, o PIB, o Produto Interno Bruto, do Paraná somou 233 bilhões e 860 milhões de reais.  Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social. Segundo o diretor-presidente do Ipardes, como foram dois trimestres seguidos de crescimento, pode se dizer que o Paraná tecnicamente saiu da recessão.

No primeiro trimestre deste ano, a economia do Estado cresceu 2,5 por cento. No segundo cresceu 0,1 por cento na comparação com o mesmo período do ano anterior. O PIB do ano de 2016 fechou com retração de 2,6%. O resultado dos dois primeiros trimestres marca a retomada do crescimento da economia do Estado, depois de oito trimestres de queda. O desempenho paranaense foi influenciado pelo crescimento da agropecuária e ficou acima da média da economia brasileira. O PIB do Brasil teve variação nula no primeiro semestre, de acordo com dados do IBGE. São Paulo registrou uma retração de 1,2% no PIB no primeiro semestre.

No Paraná, a produção de soja, milho, fumo e feijão puxaram o crescimento de 13,6% na agropecuária no primeiro semestre. A indústria cresceu 1,3%, influenciada pelos setores de máquinas e equipamentos, veículos automotores e autopeças. O setor de serviços registrou variação negativa de 0,8%, em função da retração de atividades financeiras e serviços de informática e comunicação.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba