Mais de 11 mil pessoas são afetadas pelas chuvas no Paraná

Depois de tanta água ao longo do fim de semana, a chuva deu uma trégua segunda (13), mas voltará forte a partir desta noite! Isso porque uma nova frente fria está entrando no Paraná, e vai provocar mais temporais até sexta-feira. Apenas nos últimos três dias, a capital Curitiba teve mais chuva do que o previsto para todo o mês de julho, e vem mais por aí de acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Instituto Simepar.

A situação no interior do estado é tão preocupante que ainda há 21 pessoas desabrigadas, principalmente nas cidades de Floresta, Indianópolis e Jandaia do Sul. Nestes locais, a chuva e o granizo provocaram estragos em 1.680 casas. Em todo o estado são mais de onze mil pessoas afetadas, segundo o capitão Eduardo Pinheiro, da Defesa Civil do Paraná.

Em São José dos Pinhais, na região metropolitana da capital, vinte e oito casas tiveram os telhados danificados por causa da chuva de granizo da madrugada. Na região norte do estado, o rio Tibagi já subiu mais de dois metros além do normal. No oeste, a vazão das Cataratas do Iguaçu é três vezes maior que o normal, e a usina de Itaipu precisou abrir o vertedouro para descartar o excedente de água. E em Curitiba, a cidade está em estado de alerta desde sexta-feira, de acordo com o diretor do departamento de gestão de risco, Cláudio Renato.

A culpa desta chuvarada toda é de um velho conhecido dos moradores da região sul do país: o fenômeno “El Niño”. Ele faz com que o inverno seja menos rigoroso, mas com mais chuvas.

A previsão é de que a chuva siga forte ao longo da semana, e comece a diminuir até sexta-feira. As temperaturas não devem cair, e ficam na faixa dos 20 graus na máxima, com mínimas de 12 a 14 graus.

 

previsão chuva2
Foto: divulgação / Simepar

 

previsão chuva3
Foto: divulgação / Simepar

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba