Mais de 19 milhões de maços de cigarros foram apreendidos pela PRF nas estradas do Paraná

 Mais de 19 milhões de maços de cigarros foram apreendidos pela PRF nas estradas do Paraná

Foto: Divulgação / PRF – apreensão de carga de cigarros – Arquivo

Foto: Divulgação / PRF – apreensão de carga de cigarros – arquivo

A Polícia Rodoviária Federal do Paraná apreendeu de janeiro até novembro deste ano mais de 19 milhões de carteiras de cigarro contrabandeadas nas estradas do Estado. O número é cerca de 30% maior se comparado com o montante confiscado no mesmo período do ano passado.

O cigarro é a preferência dos criminosos que agem na fronteira do Brasil com o Paraguai porque é mais rentável. O balanço dos últimos seis anos comprova o crescimento deste tipo de crime: entre 2010 e 2016 a PRF apreendeu somente no PR um total de 122 milhõesde maços de cigarro. De acordo com o Chefe pela Comunicação Social da corporação, Fernando Oliveira, o Paraná tem uma posição estratégica para os criminosos.

O crime de contrabando prevê pena de dois a cinco anos de detenção.  O delito muitas vezes é acompanhado de outras infrações, como o roubo de carros e caminhões, usados pelas quadrilhas de contrabandistas. O cigarro falsificado não possui nenhum tipo de controle de produção e muitos não possuem nem ao menos filtro. O médico pneumologista, Ricardo Alves, destaca que desta forma os malefícios do fumo são potencializados.

Outro problema gerado pelo contrabando envolve a tributação. Em média, 65% do preço de um maço de cigarro são tributos. O imposto é alto justamente para inibir o consumo. O Diretor Regional do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, Carlos Alberto Pinto, explica que o cigarro contrabandeado não sofre com a incidência de impostos. Assim, além de prejudicar a economia, o mercado clandestino também atua estimulando o uso do produto.

De acordo com um levantamento da Receita Federal, mais de 65% das mercadorias contrabandeadas que entram no Brasil são cigarros. Somente no ano passado, o País deixou de arrecadar R$ 130 bilhões em impostos que incidem sobre a mercadoria, segundo um balanço do Instituto Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem