Número de acidentes na região central cai 28,9% após criação da Área Calma

Foto: Luiz Costa/SMCS
Foto: Luiz Costa/SMCS

Caiu 28 por cento o número de acidentes na região da Área Calma, no centro de Curitiba, depois da redução da velocidade máxima para 40 km/h na região. A estatística é do Batalhão da Polícia de Trânsito. Foram comparados os registros de acidentes em algumas vias no período de cinco meses antes e cinco meses depois da implantação da Área Calma.

Foram 263 acidentes entre 15 de junho a 15 de novembro de 2015 e 187 acidentes entre 16 de novembro 2015 a 16 de abril de 2016. Segundo o diretor de engenharia da Secretaria Municipal de Trânsito, Maurício Razera, no começo algumas pessoas tiveram resistência ao projeto, mas isso diminuiu ao longo dos meses.

Não houve vítimas fatais em acidentes de trânsito após a implantação da Área Calma. No período anterior, de cinco meses, houve uma morte na Rua Luiz Leão. No total o número de feridos nas vias analisadas caiu 36 por cento, passando de 33 para 21. A maior redução de acidentes foi na rua Mariano Torres. A queda foi de 45 por cento, de 109 para 60 acidentes. A segunda maior redução foi na Luiz Leão, com queda de 45 por cento. Passou de 31 para 17 acidentes. A prefeitura de Curitiba avalia também que o congestionamento diminuiu na região.

A Área Calma é formada por 140 quarteirões entre as ruas Inácio Lustosa, Padre Agostinho, Visconde de Nácar, André de Barros, Nilo Cairo, Mariano Torres e Luiz Leão. Desde novembro, a velocidade máxima permitida nesse espaço é de 40km/h. São 12 radares instalados nesse espaço.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem