Número de incêndios ambientais cresce 38% em 2015 no Paraná

Foto: reprodução/Ibama
Foto: reprodução/Ibama

O número de casos de incêndio ambiental no Paraná desde o início do inverno está 38,4% maior em 2015 em relação ao mesmo período de 2014. De 21 de junho até agora, segundo o Corpo de Bombeiros, já são 1.337 registros contra 966 no ano passado.

O setor que, por enquanto, concentra a maior parte das ocorrências é o Noroeste, com 230 episódios, ou 17,2% do total. Em seguida vem a região Norte, com 180 casos, o que representa 13,5% do volume de incidentes em 2015.

O capitão Eduardo Pinheiro, da Defesa Civil Estadual, explica que as altas temperaturas registradas nas últimas semanas estão entre os principais motivos que têm contribuído para esse cenário.

Outro aspecto que piora, e muito, o problema dos incêndios ambientais, segundo o capitão, é a ação indiscriminada do homem. Entre as condutas mais perigosas e que provocam esse tipo de incidente estão as queimadas em plantações e lixo e as pontas de cigarros atiradas às margens de rodovias.

Ainda conforme os dados apurados pelo Corpo de Bombeiros, o número de incêndios ambientais em 2015 também é maior do que em 2014 se a comparação for anual. De 1º de janeiro até agora, foram 4.140 casos contra 3.497 no período anterior, uma elevação de 18,4%. As regiões mais afetadas são as mesmas e, segundo o capitão, há uma razão para isso.

E as condições do tempo não devem mudar nos próximos dias. Segundo o Instituto Simepar, a massa de ar seco que predomina sobre o Paraná segue agindo pelo menos até o fim desta semana. Por isso é importante que as pessoas tenham cuidado e denunciem condutas potencialmente perigosas à Defesa Civil dos municípios ou pelo telefone 193 do Corpo de Bombeiros.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem