Paraná é o estado que mais gera empregos no setor automotivo em 2017

 Paraná é o estado que mais gera empregos no setor automotivo em 2017

(Foto: divulgação)

O Paraná respondeu por 29 por cento das contratações no polo automotivo do Brasil em 2017. Das 6 mil e 193 vagas criadas em todo país de janeiro a agosto, o Paraná foi responsável por 1775. Com esses números, o Paraná é o Estado que mais gerou empregos com carteira assinada no setor no país no período.

Os dados são do Levantamento do Observatório do Trabalho, da Secretaria de Estado de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos com base nos dados do Caged, Cadastro de Empregados e Desempregados. Segundo a economista do Observatório do Trabalho, Suelen Glinski Rodrigues dos Santos, os dados mostram que o Estado, aos poucos, começa a sair da crise.

O Paraná foi o único Estado, entre os principais polos automotivos do país, a ter saldo positivo de emprego no período. O resultado entre admitidos e demitidos nas fábricas de automóveis, caminhões e utilitários foi positivo em mil e 327 empregos formais nos primeiros oito meses do ano. São Paulo, que tem o maior parque industrial do setor, mais demitiu que contratou e registrou um saldo negativo de mil e 365 empregos.

Minas Gerais também foi nessa linha, com a perda de mil e 540 vagas. As exportações também ajudaram a melhorar os índices do Paraná. De janeiro a agosto deste ano, as montadoras de automóveis do Estado exportaram mais de 653 milhões de dólares. O número é  89 por cento maior do que nos primeiros oito meses de 2016, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior ligada ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Para o diretor presidente do Ipardes, Julio Suzuki Junior, o Estado também tem alta produtividade no setor.

O Paraná é o segundo maior polo automotivo em receitas e o terceiro em produção do País. O setor emprega 44 mil e 700 pessoas no Estado.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná tem expectativa de recorde na produção de feijão

Paraná tem expectativa de recorde na produção de feijão

O volume esperado na segunda safra é de 774 mil toneladas

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense