Pesquisadora da UFPR propõe ciclovia que liga cinco campi da universidade

 Pesquisadora da UFPR propõe ciclovia que liga cinco campi da universidade

Uma pesquisa da Universidade Federal do Paraná mostra que 27% dos alunos, professores e servidores entrevistados usam bicicleta para chegar à instituição. No levantamento, que ouviu seiscentas pessoas, os entrevistados apontaram a falta de segurança e a ausência de ciclovias como principais dificuldades no percurso. Entre os entrevistados, 61% classificaram as ciclovias de Curitiba como insuficientes.

Foto: Nicolle Schumacher/UFPR

A pesquisa foi feita pela hoje engenheira civil Thaísa Gondek enquanto ela ainda era estudante da UFPR. Como resultado do trabalho de conclusão de curso, a pesquisadora apresentou um projeto para ligar cinco campi da universidade por meio de uma ciclovia. A proposta é usar parte da malha cicloviária que já existe em Curitiba junto aos trechos construídos pela prefeitura em 2015. A escolha do trajeto de conexão dos campi considerou alguns fatores, como explica a engenheira civil Thaísa Gondek.

Pelo projeto, faltam apenas 4 quilômetros para que a ciclovia contorne os cinco prédios da universidade. Thaísa explica que alguns trechos do percurso precisam de obras simples de reforma para abrigar os ciclistas.

Entre os entrevistados que usam a bicicleta todo os dias para chegar à UFPR, 92% disseram que a infraestrutura sugerida no projeto atenderia bem os trajetos percorridos. O projeto de Thaísa começou em 2014, como iniciação científica no projeto de extensão Ciclovida, coordenado por José Carlos Belotto, na UFPR.

Pouco depois, a proposta foi apresentada por ela durante o trabalho de conclusão de curso de Engenharia Civil. Os estudos para viabilizar a proposta foram feitos com o apoio do Ippuc – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. A implantação do projeto depende, agora, da prefeitura da capital.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem