Procurador não vê impedimento à visita da Comissão de Direitos Humanos do Senado ao ex-presidente Lula

 Procurador não vê impedimento à visita da Comissão de Direitos Humanos do Senado ao ex-presidente Lula

Foto: Thaissa Martiniuk/ BandNews FM

O Ministério Público Federal se manifestou favorável a visita da presidente do PT, Gleisi Hoffmann e de membros da Comissão de Direitos Humanos do Senado ao ex-presidente Lula em Curitiba. O procurador da força-tarefa da Lava Jato, Carlos Lima, afirmou em um parecer que não vê nenhum impedimento para a realização da vistoria.

A juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara da Justiça Federal, autorizou que a Comissão verifique a situação da sala onde está detido o ex-presidente na Superintendência da Policia Federal e das celas dos outros presos. A vistoria está marcada para esta terça-feira (17) a partir das duas horas da tarde.

No documento, o procurador respondeu ainda ao pedido de visita dos políticos Eduardo Suplicy, Carlos Lupi, André Figueiredo e Ciro Gomes e do Nobel da Paz, o argentino Adolfo Esquivel. Lima ressaltou que a defesa de Lula deverá esclarecer se esses nomes são amigos pessoais do apenado.

A fiscalização por parte da Comissão do Senado está prevista no regimento interno da Casa. Em despacho, a juíza da 12ª Vara da Justiça Federal afirma que apesar de não haver qualquer informação de violação a direitos de pessoas custodiadas na PF, decidiu autorizar a visita da Comissão.

No entanto, ela pediu que seja repassada à autoridade policial o nome dos membros da Comissão que pretendem realizar a diligência, considerando a necessidade de preservação da segurança e funcionamento da superintendência. O líder do PT no Congresso, senador Lindbergh Farias, afirma que é importante que o ex-presidente Lula tenha direito a receber visitas.

Confirmaram a vinda a Curitiba, além de Gleisei Hoffmann, do PT do Paraná, mais 13 senadores, entre eles Roberto Requião, do MDB do Paraná.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem