Projeto quer conceder desconto no IPTU para iniciativas sustentáveis

Foto:reprodução/ Site Ecoeficientes

Foto:reprodução/ Site Ecoeficientes

Um projeto de lei quer conceder desconto no IPTU para proprietários de imóveis que tenham iniciativas de desenvolvimento sustentável. O ‘IPTU Verde’ pretende conscientizar e fomentar a população para medidas que preservem, protejam e recuperem o meio ambiente. Pela proposta, são consideradas medidas como captação de água da chuva; sistema de reuso da água; aquecimento hidráulico ou elétrico solar; construção com material sustentável, utilização de energia passiva ou eólica. O desconto varia de acordo com o item implementado, mas sendo cumulativo, chega a até 25%. A autora do projeto, vereadora Carla Pimentel (PSC), defende que os cidadãos tenham incentivo para manter Curitiba como a ‘capital ecológica’.

Atualmente, tem desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano quem possui área verde com bosque nativo ou pinheiros de grande porte, assim como árvores com grande volume. A Secretaria do Meio Ambiente faz a vistoria e concede o benefício, que vai de 10% a 100% de desconto. O projeto de lei de Carla Pimentel ainda será analisado pelas comissões da Câmara Municipal, antes de poder seguir para votação.

Deixe um Comentário Os comentários serão avaliados por um moderador. Comentários considerados inadequados, impróprios ou ofensivos não serão aprovados

*