Sistema de energia produzida a partir do esgoto vai operar no Paraná

 Sistema de energia produzida a partir do esgoto vai operar no Paraná

Foto: Divulgação

Um sistema de geração de energia produzida a partir do esgoto vai passar a operar no Paraná no final deste ano. O sistema inédito no Brasil é conduzido pela CS Bioenergia. A empresa é resultado de uma parceria entre a Sanepar e a Cattalini Bioenergia. A partir de janeiro, a empresa vai comercializar energia produzida pelo bioprocessamento de lodo.

O sistema deve tratar 600 metros cúbicos de lodo de esgoto e 150 toneladas por dia de resíduos orgânicos. O lodo é resultante do tratamento de esgotos sanitários, composto essencialmente por matérias orgânicas.

A planta industrial da empresa conta com 27.984 metros quadrados e entrará em operação em setembro, inicialmente com a produção do biogás e, depois, de energia elétrica. A empresa deve gerar energia suficiente para atender duas mil e cem casas ou oito mil e quatrocentas pessoas. Estão sendo investidos cerca de 62 milhões de reais na CS Bioenergia. A informação foi repassada pela direção da empresa ao líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, do PSB.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.