Trinta novos semáforos inteligentes para pedestres com mobilidade reduzida são instalados

Foto: Divulgação / Secretaria Municipal da Comunicação Social/SMCS
Foto: Divulgação / Secretaria Municipal da Comunicação Social/SMCS

Até o próximo dia 12, oito cruzamentos de Curitiba vão receber módulos de semáforos inteligentes para pessoas com dificuldade de mobilidade. O trabalho para implantação do conjunto de 30 módulos começou ontem (segunda, 29). Os novos equipamentos vão ser instalados próximos a hospitais, unidades de saúde, ao Terminal Campo Comprido e à nova Rua da Cidadania do Cajuru.

Os módulos estão presentes em 39 cruzamentos que apresentam maior risco de acidentes para pessoas com mobilidade reduzida. O projeto dos semáforos inteligentes foi implantado em abril do ano passado.

O protótipo foi idealizado por técnicos da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) e profissionais da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O sistema funciona por meio de uma botoeira especial acoplada ao semáforo, que é acionada pelos cartões da Urbanização de Curitiba (Urbs). Ao identificar o cartão, o semáforo abre por alguns segundos a mais do que o comum, podendo chegar até 50% mais que o tempo de semáforo normal.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.