ParanáGeral

Alunos do Paraná vão participar de intercâmbio na Nova Zelândia

O programa busca oferecer aos estudantes a vivência em uma escola no Exterior

 Alunos do Paraná vão participar de intercâmbio na Nova Zelândia

Foto: Albari Rosa/AEN

A segunda edição do programa Ganhando o Mundo, vai selecionar 100 estudantes da rede estadual do Paraná para um intercâmbio de seis meses na Nova Zelândia, na Oceania, durante o segundo semestre deste ano. As inscrições iniciam nesta segunda-feira, por meio da Área do Aluno do portal Dia a Dia Educação, e seguem até 11 de maio. Atualmente, 100 estudantes da rede estadual já estão fazendo intercâmbio no Canadá. Eles chegaram ao país da América do Norte em março e devem concluir o semestre de estudos nas escolas canadenses antes de retornar ao Brasil, no fim de junho. O governador Ratinho Júnior ressaltou que a experiência também tem impacto em outros alunos da rede pública de ensino, criando uma corrente positiva dentro das escolas estaduais e proporcionando oportunidades para várias famílias.

O programa, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, tem o propósito de oferecer aos estudantes a vivência em uma escola no Exterior. Hospedados com uma família local, eles vão praticar a língua inglesa, desenvolver a autonomia e ampliar os repertórios culturais e acadêmicos. Ao retornar ao Brasil, o aluno tem a missão de compartilhar com colegas e professores todo o aprendizado vivido. A proposta deve ser estendida a partir de 2023. De acordo com a Secretaria da Educação e do Esporte, a intenção é que estudantes de outros países passem um período letivo nas escolas públicas do Paraná.

Para participar do processo seletivo, é preciso estar regularmente matriculado na 1ª série do Ensino Médio em um colégio público da rede estadual, ter cursado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em um colégio da rede pública estadual, ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de retorno ao Brasil (novembro de 2022), ter frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina no ano letivo de 2021 e ter médias anuais do 9º ano, em 2021, iguais ou superiores a 7 em cada disciplina. A primeira etapa de seleção consiste na análise dos requisitos obrigatórios para a participação. Aqueles que não cumprirem os requisitos vão ter a candidatura desclassificada. Na segunda etapa, será feita a avaliação das médias anuais de 2021 dos estudantes. Em cada um dos 399 municípios paranaenses, será selecionado o aluno com a maior nota no ano letivo de 2021. Dessa forma, 399 estudantes, um de cada município, passam para a terceira e última etapa do processo seletivo. Na etapa final, serão selecionados os 100 primeiros colocados, ou seja, aqueles com as maiores notas dentre os 399 candidatos.

Tanto a classificação provisória (dos 399 candidatos) quanto a classificação final (dos 100 selecionados para o intercâmbio) serão publicadas no site da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. As classificações vão ser publicadas no site da Secretaria da Educação. A Seed não fará contato individual com os candidatos para avisar os resultados. No site www.ganhandoomundo.pr.gov.br/ você pode conferir as informações completas do edital.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Criança morreu 40 minutos depois de passar mal, diz polícia

Criança morreu 40 minutos depois de passar mal, diz polícia

A menina estava aparentemente bem na escola quando chegou

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

Paraná registra 3.518 denúncias de irregularidades em propaganda eleitoral

A média é de 100 denúncias por dia no aplicativo Pardal da Justiça Eleitoral

Sequestradores tentaram extorquir R$ 3,7 milhões de empresário

Sequestradores tentaram extorquir R$ 3,7 milhões de empresário

Homem foi localizado a 180 km de Curitiba, em Monte Castelo, em Santa Catarina

Empréstimos com garantia de imóvel crescem 23% no Paraná

Empréstimos com garantia de imóvel crescem 23% no Paraná

A modalidade permite buscar recursos para empreender, reformar ou quitar dívidas