ParanáGeral

100 mil pessoas podem ser despejadas no Paraná

Processos voltam a vigorar, por causa do fim de uma medida do Supremo Tribunal Federal

Mais de cem mil pessoas em situação de vulnerabilidade social que vivem em ocupações irregulares podem ser despejadas a partir do dia 30 de junho no Paraná. O dado faz parte de uma estimativa feita pela Defensoria Pública do Paraná, em 183 processos de mandados de reintegração de posse.

Esses processos voltam a vigorar em dez dias, por causa do fim de uma medida do Supremo Tribunal Federal que proibiu o cumprimento de mandados de reintegração de posse durante a pandemia. Entre março de 2020 e maio de 2022, houve um aumento de 12% no total de decisões de reintegrações de posse que estão nas mãos da Polícia Militar do Paraná, prontas para serem cumpridas.

A maior parte delas deve ocorrer em áreas rurais, e 72, em áreas urbanas. No entanto, segundo a Defensoria Pública, o crescimento das decisões atinge principalmente as ocupações em áreas urbanas, onde houve um aumento de 33% nas ordens de reintegração de posse, em comparação com março de 2020.

Segundo o coordenador do Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas, o defensor público João Victor Rozatti, a situação é alarmante porque essas famílias não têm para onde ir.

Ele afirma que a crise econômica agravou ainda mais o problema.

Ainda segundo o defensor público,é improvável que as ordens sejam cumpridas simultaneamente, até por questões de planejamento e estrutura da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, mas é possível que sejam executadas gradualmente.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Suspeitos de atirar em criança de 10 anos são presos

Suspeitos de atirar em criança de 10 anos são presos

Geovana dos Santos foi atingida na cabeça e está internada em estado grave