Curitiba

4ª dose contra Covid avança para moradores de 38 anos

Locais de vacinação ficam fechados na segunda (14) e terça (15), por causa do feriado

 4ª dose contra Covid avança para moradores de 38 anos

Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Moradores de Curitiba, nascidos em 1984, podem receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19, na semana que vem. A Secretaria Municipal da Saúde convocou as pessoas com 38 anos ou que vão completar essa idade até o fim do ano.

Quarta-feira (16), vai receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19 quem nasceu no primeiro semestre de 1984. Na quinta-feira (17), devem procurar os locais de vacinação moradores que nasceram no segundo semestre de 1984.

Para estender a convocação para moradores mais jovens, a Prefeitura diz que depende da disponibilidade e do envio de novas doses ao município.

CLIQUE AQUI e veja quais os esquemas vacinais vigentes atualmente 

A quarta dose da vacina contra a Covid-19 equivale ao segundo reforço, para quem começou o esquema vacinal com imunizantes da Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac. Para quem recebeu a vacina da Jannsen, no começo do esquema vacinal, a quarta dose equivale ao terceiro reforço.

Para receber a quarta dose, é preciso ter recebido a terceira dose há pelo menos 120 dias. A Prefeitura diz que, os novos convocados, receberam uma mensagem pelo Aplicativo Saúde Já. Se você não puder comparecer na data estipulada, Curitiba mantém a repescagem contínua nas unidades de saúde.

VEJA TAMBÉM Vacinas pediátricas serão distribuídas nos próximos dias, diz Sesa

A vacinação acontece em 106 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco da tarde. Segunda (14) e terça (15), os postos vão estar fechados, por conta do feriado da Proclamação da República.

Quem teve Covid-19 deve aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas, para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem o completo restabelecimento.

VEJA AQUI onde se vacinar

Nova convocação para 4ª dose da vacina anticovid:

A 4ª dose equivale ao 2º reforço para os vacinados na 1º dose com Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. Para os vacinados com Jannsen na 1ª dose, a 4ª dose equivale ao 3º reforço.

Quarta-feira (16/11) – Nascidos no 1º semestre de 1984 
Quinta-feira (17/11) – Nascidos no 2º semestre de 1984

Públicos já convocados anteriormente para a vacinação anticovid:

Aqueles já chamados e que, ainda, não puderem comparecer nas datas estipuladas, podem procurar as unidades de saúde, na chamada repescagem contínua   

1º dose
– Pessoas com 3 anos completos ou mais

2º dose
– Pessoas com 3 anos completos ou mais

1º reforço
– Pessoas com 12 anos completos ou mais

2º reforço
– Imunossuprimidos com 12 anos ou mais, profissionais de saúde, pessoas de 18 a 39 anos vacinadas na 1ª dose com Janssen, pessoas com 40 anos ou mais vacinadas com qualquer marca na 1ª dose.

– Pessoas nascidas até 1983 vacinadas com Astrazeneca, Pfizer ou Coronavac na 1ª dose.

3º reforço
– Imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinadas com qualquer vacina na 1ª dose do início do esquema vacinal e para pessoas com 40 anos ou mais ou que sejam profissionais da saúde e tenham sido vacinadas com Janssen na 1ª dose;

– Pessoas nascidas até 1983 vacinadas com Janssen na 1ª dose.

4º reforço
– Imunossuprimidos com 18 anos ou mais com a 1ª dose da Janssen.

Importante: Para receber a 2ª dose ou as doses de reforço é necessário ter completado o intervalo mínimo recomendado, que varia conforme a marca do imunizante já recebido e o grupo que a pessoa faz parte. Veja mais detalhes nos quadros de esquemas vacinais. 

Avatar

Cleverson Bravo

Projeto da LDO será votado em segundo turno na CMC

Projeto da LDO será votado em segundo turno na CMC

A capital terá um orçamento recorde no ano que vem, 10% superior ao atual

Operação com 174 mandados mira tráfico de drogas no Paraná

Operação com 174 mandados mira tráfico de drogas no Paraná

São 74 ordens judicias de prisão. Ação ocorre em nove cidades de três estados

Sindicato das Seguradoras lança livro contando a história do Paraná

Sindicato das Seguradoras lança livro contando a história do Paraná

Lançamento faz parte das comemorações dos 100 anos do Sindseg PR/MS