Política

Polêmica em torno do bloqueio de verbas de universidades estaduais pode estar perto de um desfecho, diz governo

Foto: Divulgação / Facebook Beto Richa

A recente polêmica em torno do bloqueio de verbas de três universidades estaduais pode estar perto de um desfecho. É isso, pelo menos, o que afirma o governador Beto Richa (PSDB) em uma postagem feita no Facebook na noite dessa terça-feira (6). Ele esteve com os reitores das sete instituições paranaenses de ensino superior em uma reunião que discutiu essencialmente a autonomia universitária. O encontro, no Palácio Iguaçu, estava marcado para a manhã desta quarta-feira (7), mas acabou antecipado a pedido do Executivo.

Na publicação, feita logo após o fim da reunião, o governador diz o seguinte: avançamos na negociação do fornecimento de informações por parte das instituições ao Estado e na criação de um grupo de trabalho para discutir a tão desejada autonomia universitária. As universidades foram procuradas, mas a informação é a de que os reitores estão reunidos na Apiesp, a Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior Público, e que o grupo vai se manifestar em conjunto por meio da entidade.

A polêmica começou a ganhar corpo na última sexta-feira (2), quando a Universidade de Maringá divulgou nota avisando que o vestibular de inverno da instituição poderia ser cancelado e que as atividades poderiam ser encerradas devido ao bloqueio de recursos de custeio. O documento referia um decreto anual do governador que exige a adesão ao sistema informatizado de gestão de pessoal, o chamado RH Paraná – Meta4. O uso da plataforma, que faz o processamento da folha de pagamento, foi determinado pelo Tribunal de Contas do Estado, mas tanto a UEM quanto a Universidade Estadual de Londrina e a Unioeste não cumpriram a ordem por causa de um acórdão publicado há 20 anos pelo Tribunal de Justiça que permite que a administração de recursos humanos desse tipo de estabelecimento seja feita de forma autônoma. Diante do impasse, o governo bloqueou o repasse de milhões em verbas.

O Meta4 já é usado por quatro das sete universidades estaduais. A Universidade do Norte do Paraná e a Unespar já estariam totalmente integradas ao sistema, conforme o governo, ao passo que as universidades do Centro-Oeste e de Ponta Grossa já teriam encaminhado as informações necessárias para a adesão ao programa. A expectativa agora é pelo posicionamento das instituições, que pode ser divulgado ainda ao longo desta quarta-feira.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Regras para uso de bicicletas compartilhadas podem mudar

Novo substitutivo foi protocolado na proposta que deseja regulamentar o compartilhamento de bikes

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Isenção de IPTU para vítimas de enchentes segue em análise

Proposta foi votada nesta terça-feira (30) e foram solicitadas mais informações à Prefeitura

UFPR e TRE-PR firmam acordo visando eleições municipais

UFPR e TRE-PR firmam acordo visando eleições municipais

Parceria contribui direta ou indiretamente, para o aprimoramento da Justiça Eleitoral e evitar fake news

IA na administração pública terá regras a partir de julho

IA na administração pública terá regras a partir de julho

Legislação foi sancionada pelo prefeito Rafael Greca na última semana