Parananenses presos no Egito por tráfico tentam extradição

Data da Foto : 2/3/2012 Brasília - DF
Divulgação/Ministério do Turismo Itamaraty

Está marcada para março deste ano a audiência que deve decidir o destino do paranaense Lucas Stormoski, de Foz do Iguaçu, que está preso no Egito desde setembro. A informação foi confirmada pelo jornal Metro de Curitiba.

Ele tem 20 anos e foi detido no aeroporto do Cairo ao tentar entrar com três quilos e meio de cocaína no país. A família espera conseguir trazê-lo para o Brasil para ser julgado, já que a legislação no Egito prevê prisão perpétua e até mesmo execução como pena para o tráfico de drogas. Apesar da preocupação, a Anistia Internacional aponta que a pena capital é rara no país por este motivo.

Além de Lucas, outros quatro brasileiros, dois deles também de Foz do Iguaçu, no Paraná, estão detidos no Egito pelo mesmo motivos. Eles são mantidos em uma ala separada no presídio de Torá, no Cairo, onde se concentra também a maior parte dos presos políticos do país. Segundo o Itamaraty, eles são bem tratados pelas autoridades e recebem periodicamente a visita de funcionários da embaixada brasileira, que fornecem itens de higiene, vestuário e reforço na alimentação. A embaixada não disponibiliza advogados, apenas assistência jurídica.

O caso dos três jovens paranaenses, ocorridos entre maio e setembro do ano passado, levanta suspeitas de que aliciadores poderiam estar atuando em Foz do Iguaçu para recrutar jovens pobres como “mulas” para o transporte de drogas. Isso porque o perfil dos três é parecido: todos estão na faixa dos 20 anos de idade, carregavam quantidades parecidas de cocaína e são de famílias pobres. Segundo uma reportagem especial da BBC Brasil, com detalhes sobre o cotidiano dos jovens, grupos aproveitam a fiscalização deficiente e a porosidade da fronteira para escoar a produção de cocaína de países como Peru, Bolívia e Colômbia.

O Itamaraty informou ser “crescente” o número de brasileiros detidos no exterior com drogas. Atualmente, cerca de três mil brasileiros encontram-se presos fora do Brasil. No início de 2015 eram 2787. No ano passado, dois brasileiros, um deles o também paranaense Rodrigo Gularte, foram fuzilados na Indonésia, acusados de tráfico de drogas.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição