Paraná é o sexto estado que mais demitiu em 2015

O Paraná apresentou saldo negativo na criação de postos de trabalho com carteira assinada no ano de 2015. De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), aqui no estado houve corte de mais de 75 mil postos de trabalho. O número é o pior dos últimos 12 anos. O Paraná é o sexto na lista de estados que mais demitiu o ano passado, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco. O economista do Ipardes, Francisco de Castro, esclarece que a inflação e alta taxa de juros estão entre os fatores que contribuíram para o resultado negativo no mercado de trabalho.

O setor que mais contribuiu para o encerramento de postos de trabalho foi a indústria de transformação. No Paraná, o número de demissões superou em 46 mil as admissões. Segundo a pesquisa do Caged, o mês de dezembro concentrou mais de 35% dos cortes do setor. O economista explica que outros setores, como o da construção civil, também colaboraram para o aumento de vagas fechadas no estado.

Francisco de Castro analisa ainda que o ano de 2016 não vai ser muito diferente do ano passado.

Em todo o Brasil, um milhão e quinhentos mil postos de trabalho com carteira assinada foram cortados. De acordo com o levantamento do Caged, esse é o pior resultado da série histórica iniciada em 1992.

Foto: divulgação
Foto: divulgação
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição