Tecnologia pioneira do Paraná possibilita teste simultâneo de dengue, zika e chikungunya

Um novo tipo de exame capaz de detectar a dengue, a chikungunya e a zika simultaneamente deve agilizar os diagnósticos das doenças no Paraná. Pioneira no país, trata-se de uma rotina de testes assinada pelo Lacen, o Laboratório Central do Estado, que utiliza a metodologia Multiplex e é capaz de analisar a presença dos vírus com apenas uma amostra de sangue de cada paciente. A estimativa é de que, com a novidade, que começou a ser usada na última quarta (3), o volume de exames realizados por semana salte mais de dois mil porcento, passando de 60 para 1.400, e ainda gerando economia. Quem explica é a diretora do Lacen, Célia Fagundes da Cruz.

Para chegar ao novo tipo de exame foram necessários seis meses de pesquisas. A metodologia inédita se baseia em protocolos desenvolvidos e validados internacionalmente e recomendados pela Organização Mundial da Saúde. A farmacêutica bioquímica Irina Riediger, que coordena a Seção de Biologia Molecular do Lacen, explica como o teste foi desenvolvido.

Além de ágil, o novo exame também promete ser mais barato. A economia esperada com a mudança é de 67,5%, com despesas caindo de R$ 40 para aproximadamente R$ 13 por teste. Os primeiros impactos são esperados já no próximo boletim paranaense sobre a situação dos vírus transmitidos pelo vetor, que vai ser divulgado no dia 10 de fevereiro. Isso porque o levantamento vai incluir os resultados dos 380 primeiros testes realizados pelo Lacen. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o levantamento deve indicar um aumento no número de casos confirmados de zika, segundo o secretário Michele Caputo Neto.

Há cerca de duas semanas, a Fundação Oswaldo Cruz também anunciou testes de diagnóstico simultâneos para os três tipos de vírus transmitidos pelo Aedes aegypti. Os kits, que devem ser lançados ainda neste mês, foram preparados em conjunto com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná e outras quatro unidades da Fiocruz espalhadas pelo Brasil, incluindo a que fica aqui no Estado. Porém, apesar da finalidade comum, as metodologias são independentes.

Foto: Orlando Kissner/ANPr
Foto: Orlando Kissner/ANPr
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição