Família denuncia erro médico no hospital Erasto Gaertner

Atualizada 22h45 para inclusão de informações

Segue internada a paciente que pode ter sido vítima de um erro médico no hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. Dirce Marques Vianna Costa, de 75 anos, foi diagnosticada com um tumor no rim esquerdo, no fim de 2015. Na última semana, passou por cirurgia. No entanto, a equipe médica retirou o rim direito – que estava em boas condições. Segundo a família da paciente, o erro foi admitido nesta semana pela diretoria do hospital, que é referência no tratamento de câncer em todo o Brasil.

A filha de Dirce, a fotógrafa Sônia Vianna Landeo, explica que uma tomografia feita em uma clínica particular e a realizada no hospital confirmavam o tumor no mesmo rim – o esquerdo. Mesmo com os exames em mãos, os médicos cometeram o erro.

Só depois de seis dias a diretoria do hospital confirmou o engano na sala de cirurgia. Fato que a família já suspeitava.

Com o agravamento do quadro clínico da paciente, o hospital aguarda a chegada de um equipamento para realizar outro procedimento cirúrgico, que pode elevar as chances de sobrevivência.

Por meio de nota, o hospital afirma que ainda existem informações a serem apuradas com a sindicância interna que foi aberta. Diz também que, caso seja comprovada qualquer irregularidade, serão tomadas providências cabíveis. Além disso, nega que tenha assumido a culpa pelo suposto erro, ainda objeto de averiguação.

Mais tarde, o Erasto Gaertner encaminhou outra nota afirmando que não houve erro. Segundo a instituição, a equipe médica que tratou da paciente tinha conhecimento da presença de lesões suspeitas nos dois rins, conforme apontaram exames feitos no próprio hospital. No rim direito, a lesão poderia não ser cancerígena e a cirurgia foi feita, segundo a instituição, com o consentimento da paciente e de dois familiares. O Ministério Público acompanha o caso e aguarda um posicionamento da administração do Erasto Gaertner para decidir quais serão os procedimentos que o órgão deve tomar. Neste sábado (19), às 10h, uma mobilização em solidariedade a Dirce acontece no estacionamento do hospital. Qualquer pessoa pode participar. O único pedido da família é de que os participantes compareçam vestidos de azul.

Erro médico teria sido confirmado pela diretoria do hospital seis dias depois da cirurgia. (Foto: Arquivo Pessoal)
Erro médico teria sido confirmado pela diretoria do hospital seis dias depois da cirurgia. (Foto: Arquivo Pessoal)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição