Saúde confirma duas novas mortes por dengue no Paraná

O Paraná tem registro de 13 mortes causadas por dengue, desde agosto do ano passado, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (2) pela Secretaria de Estado da Saúde. Duas novas mortes foram confirmadas. Os pacientes eram moradores de Paranaguá, no litoral, e Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado.

Os casos de zika vírus subiram de 84 para 93 em uma semana. Quanto à febre chikungunya, o relatório informa a ocorrência de 26 casos, 12 a mais do que na semana passada. O boletim mostra o registro de 1368 novos casos de dengue. Até agora, são 8.728 casos registrados no total.

As cidades que concentram a maior parte dos casos são Paranaguá, com 2.012 casos; Londrina, com 1.324; e Foz do Iguaçu, com 1.075. O boletim aponta 18 cidades em situação de epidemia de dengue.

Confirmação

Desde que adotou a nova metodologia para a confirmação de casos de dengue, zika e chikungunya, homologado pelo Ministério da Saúde, o Laboratório Central do Estado do Paraná já processou 2.612 amostras e reduziu de dois meses para uma semana o tempo médio para a liberação dos resultados de diagnóstico e isolamento viral, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta terça-feira (1º).

De acordo com o Lacen, o custo para a realização das análises caiu em 75%. Todo o processo agora é feito pela própria unidade do Governo do Estado. A redução do prazo e a economia se deram por conta da implantação do Multiplex, uma tecnologia pioneira desenvolvida por cientistas do Lacen-PR. O exame permite a testagem simultânea para dengue, zika e chikungunya em uma mesma amostra, agilizando a confirmação do caso.

Segundo a diretora do Lacen, Célia Fagundes, a mudança a capacidade ampliou de 60 para mil e quatrocentos testes semanais.

Do volume de exames realizados em um mês, 920 tiveram resultado positivo para dengue, zika ou chikungunya e 1.712 negativo. A taxa de confirmação chega a 35%.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição