Apesar de atrasos em obras de infraestrutura, relatório final da Comissão Especial da Copa é aprovado na Câmara

Foto divulgação
Foto divulgação

Foi aprovado terça (3) o relatório final da Comissão Especial da Copa do Mundo, composta por oito vereadores de Curitiba. O grupo, que não fiscalizou as obras feitas na capital, mas fez apenas o acompanhamento delas, teve o resultado do trabalho apresentado de forma rápida pelo relator Cristiano Santos (PV). De acordo com o vereador, o balanço da realização da Copa em Curitiba foi positivo, mesmo com os seguidos atrasos registrados nas obras de infraestrutura.

Apenas cinco dos nove membros do grupo estiveram presentes na reunião. O número mínimo garantiu a aprovação do documento. O relatório não registrou as polêmicas que envolvem as desapropriações de moradores que viviam nos entornos da Arena da Baixada. A questão, que ainda é debatida na justiça, foi incluída como anexo no relatório.

Outro anexo aprovado foi proposto pelo vereador Jorge Bernardi (PDT). Ele sugeriu que Coritiba e Paraná também tenham direito ao potencial construtivo cedido ao Atlético Paranaense pelo município de Curitiba.

O valor total das cotas seria de quase 159 milhões de reais para cada clube. A proposta foi aprovada pelos membros da comissão, mas teve a ressalva do presidente vereador Paulo Rink (PPS). A sugestão não é obrigatoriamente acatada pela Prefeitura, mas pode chegar até o Executivo por meio de um projeto de lei dos vereadores ou de origem popular. Há quase um mês, a Comissão de Fiscalização da Copa do Mundo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), divulgou um relatório em que mostra que nenhuma das obras públicas programadas para a Copa foi entregue de forma completa até o começo do Mundial, em junho do ano passado. Mesmo assim, a maior parte delas estava em condições de uso. O relatório também trouxe a informação de que houve aumento de custo e a exclusão parcial de obras previstas na Matriz de Responsabilidades da Copa. Entre elas, a revitalização da Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, e o Corredor Metropolitano.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba