Nelson Justus (DEM) apresenta defesa na Alep; Conselho de Ética investiga esquema de funcionários "fantasmas"

Deputado Estadual Nelson Justus/ Foto: ALEP
Deputado Estadual Nelson Justus/ Foto: ALEP

O deputado Nelson Justus, do DEM, apresentou segunda à tarde (6) defesa das denúncias de irregularidades na Assembleia Legislativa do Paraná ao Conselho de Ética da casa. Segunda (6) de manhã foi definido que o deputado Missionário Ricardo Arruda (PSC) vai ser o relator do processo que analisa as denúncias. Nelson Justus é acusado pelo Ministério Público de ser o líder de um esquema de desvio de salários de funcionários “fantasmas” na Assembleia Legislativa, entre os anos de 2007 e 2010. Se o Conselho entender que não há punição a ser imposta a Justus, o relatório será apenas lido em Plenário. Caso proponha a aplicação de alguma espécie de sanção, o texto é então discutido e votado pelos deputados. O relator do processo, deputado Missionário Ricardo Arruda (PSC) disse que vai analisar o caso nos próximos dias.

As medidas disciplinares previstas pelo Regimento Interno da Alep são advertência, censura, perda temporária do exercício do mandato e, em casos extremos, a perda do mandato. O Regimento Interno da Alep prevê a perda de mandato para o deputado que praticar atos contrários à ética e ao decoro parlamentar. Entre as ações consideradas como quebra de decoro está “a prática de irregularidades graves no desempenho do mandato ou de encargos decorrentes” e “a criação ou autorização de encargos em termos que pelo seu valor ou pelas características da empresa ou entidade beneficiada ou contratada, possam resultar em aplicação indevida de recursos públicos”. O deputado Nelson Justus foi procurado pela nossa reportagem, mas não estava disponível para entrevista.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição