Inflação de Curitiba é a maior do país nos últimos doze meses

prédios curitibaCuritiba é a capital do país com maior inflação acumulada nos últimos doze meses. O IPCA, Índice de Preço ao Consumidor Amplo, ficou em 10,2 por cento no período. A média nacional foi de 8,89 por cento. Somente de janeiro a junho a alta foi de 7,37 por cento na grande Curitiba. Os dados foram divulgados pelo IBGE.

Segundo o economista do Conselho Regional de Economia, Carlos Magno, os aumentos de impostos e os sucessivos reajustes nas contas de água e luz ajudaram a aumentar a inflação de Curitiba.

Os gastos com despesas pessoais foram os que tiveram maior alta. A variação chegou a 2,58 por cento. Habitação subiu 1,58 por cento, influenciados pelas correções do aluguel e de taxas de água e esgoto.  Os gastos com alimentação e bebidas subiram 0,47 por cento. O valor da cebola foi um dos que mais subiu com 18,05 por cento. A batata inglesa subiu 11 por cento e o leite aumentou 4,15 por cento. Esses aumentos diminuem o poder de compra, principalmente das famílias de baixa renda.

O último aumento na conta de luz que foi de cerca de 15 por cento, ainda não aparece nesses dados. Deve contribuir para aumentar a inflação de julho.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição