Pesquisa aponta que mais de 40% dos motoristas de Curitiba excedem o limite de velocidade permitida

Mais de 40% dos motoristas de Curitiba excedem a velocidade permitida nas vias. O dado foi constatado em uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran). As motocicletas são as que mais abusam do acelerador. Na sequência vem os carros e por último os ônibus. Do total de veículos pesquisados 42,6% excederam a velocidade.

Nas vias comuns, de 168 motocicletas, 104 (61,9%) ultrapassaram o limite permitido. De 982 carros, 447 (45,5% do total) cometeram a infração. De 91 caminhões, 11 (12%) andaram acima da velocidade. Entre os ônibus, de 31, dois (6,4%) excederam o limite. Na via calma da Avenida Sete de Setembro, de 130 automóveis, 52 (40%) cometeram a infração. De quatro motocicletas, 3 (75%) ultrapassaram o limite. De 39 ônibus, um foi infrator. Na faixa exclusiva da Rua XV de Novembro, de 30 ônibus, quatro (13,3%) abusaram da velocidade.

O motorista Maicon Cepanski diz que quando tenta andar conforme o permitido ouve muitas buzinas. Ele acredita que a minoria dos condutores respeita o limite permitido nas vias.

O objetivo da pesquisa da Setran é basear políticas públicas para melhorar o trânsito na capital paranaense. Pois, segundo o Diretor da Escola Pública de Trânsito de Curitiba, Cassiano Novo, o excesso de velocidade faz parte da cultura do curitibano.

O levantamento comprova que grande parte dos motoristas curitibanos só respeitam a velocidade nos pontos de fiscalização.

O excesso de velocidade é a infração de trânsito mais cometida na capital paranaense. Somente no primeiro semestre deste ano foram cerca de 150 mil notificações dessa natureza. O estudo da Setran foi feito em sete ruas e avenidas da cidade, além da Via Calma e da faixa exclusiva, em que o limite varia entre 30 km/h e 70 km/h. As constatações foram realizadas com um tipo de radar fornecido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição