Início da temporada tem um ponto impróprio para banho no Paraná

Foto: reprodução/ SECS
Foto: reprodução/ SECSIn

Apenas uma região do litoral paranaense tem a água imprópria para banho, atualmente. De acordo com o primeiro boletim de balneabilidade divulgado nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apenas a Ponta da Pita, em Antonina, mostrou qualidade abaixo do indicado para banhistas. O monitoramento avalia a concentração de bactérias na água. De acordo com a diretora de monitoramento do IAP, Ivonete Chaves, após a avaliação, os locais de banho são sinalizados.

No litoral, os veranistas podem acompanhar a qualidade das águas pelas bandeiras fixadas na areia ou por totens eletrônicos instalados na orla. A bandeira vermelha significa que a praia está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direita da sinalização. A azul indica que a água está liberada par aos banhistas. A diretora de monitoramento lembra que é preciso respeitar a sinalização para evitar contaminação e doenças.

Apesar do bom resultado do primeiro boletim, ao longo do verão, por conta do maior fluxo de visitantes nas praias, a qualidade da água deve se modificar.

Ao longo dos 90 quilômetros da orla do estado, o IAP vai monitorar 47 pontos, sendo 6 na Ilha do Mel. As avaliações também acontecem nas 16 praias artificiais da região Oeste, no lago da represa do Itaipu e no Norte, no terminal turístico no Rio Paranapanema. Durante a temporada de verão, os boletins que apontam a qualidade das águas do litoral e também da costa Oeste e Norte do estado serão divulgados toda quinta-feira. Os boletins de balneabilidade também ficam disponíveis no comércio local e no site do IAP, que é www.iap.pr.gov.br.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Ex-estagiário da Justiça é investigado por vazar informações sigilosas

Gaeco cumpriu mandados contra o ex-funcionário do Poder Judiciário que pode ter beneficiado um investigado

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Maconha é encontrada em caminhão dos Correios no Paraná

Quase dois mil quilos da droga foram apreendidos pela PRF na BR-277

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Furacão recebe o Palmeiras neste domingo pelo Brasilerão

Athletico tenta voltar a vencer após cinco rodadas pela competição